quinta-feira, abril 18, 2024
InícioColunasThe Homegrown #1 - Como é ir em um jogo da MLS?...

The Homegrown #1 – Como é ir em um jogo da MLS? Principais dúvidas e curiosidades

What’s Up Caro Leitor! Hoje teremos a primeira edição do The Homegrown, uma coluna sobre principais temas e duvidas sobre a MLS.

O nosso primeiro tema é algo que recebemos bastante, como é a torcida na MLS? Tem muita segurança? É caro? Essas e outras perguntas são corriqueiramente feitas por nós torcedores que nunca tiveram a oportunidade de ir em um jogo nos Estados Unidos ou talvez até em outro país. Nós fomos a um jogo da MLS entre New England Revolution e Chicago Fire e fizemos um conteúdo para o nosso canal do YouTube mostrando o jogo e como é, agora estamos respondendo as perguntas que recebemos

É muito caro?
Diferente dos outros esportes de Massachussets, o Revolution tem o ticket mais barato do estado. O preço médio para se assentar perto do gramado gira em torno de $30 e o mais caro gira em torno de $50, que seriam os assentos atrás do banco de reservas onde você tem a melhor visão do campo.  No Gillette Stadium não ocorre a fiscalização de cadeiras, então você pode pagar $30 e se assentar em outras cadeiras em qualquer lugar do setor inferior do estádio, porém também é fácil encontrar torcedores pedindo para você sair do assento tanto de forma mal educada(experiência própria).

Fazendo comparação ao Patriots(NFL) que também manda seus jogos no Gillette Stadium, o ticket mínimo gira em torno de $300 nos piores lugares, que é na parte superior do estádio(esse setor não é liberado em jogos da MLS), vale ressaltar que o estádio é muito alto, então você não tem uma boa visão do jogo, independente do esporte.

5939b6d743fcf.image
Transporte?
Eu utilizo carro para ir aos jogos, e você pode estacioná-lo no estacionamento do estádio sem custo algum e com total segurança. Como o estádio fica em uma área afastada da cidade que é cercada por Highways(estradas americanas) o trânsito não se alastra muito, porém é certo que para sair após os jogos, você deve demorar em torno de 2 a 3 minutos caso esteja saindo da entrada principal, e 5 ou mais minutos se estiver saindo do lado norte do estádio.

Para quem vai a um jogo da MLS, raramente encontrará transporte público, por mais que atrás do estádio tenha uma estação de metrô, ela só é utilizada em dia dos jogos do Patriots e é comandada pela empresa MBTA que comanda o metrô de todo o estado.

O estádio fica á 30 minutos da capital Boston, e fica também á 30 minutos da minha cidade(Brockton).

Tailgate?

O tão famoso Tailgate que faz parte da cultura americana é o maior atrativo extra-campo que tem envolvido em um jogo seja ele soccer ou football.

Tentando explicar resumidamente, os torcedores chegam 3 horas antes ao estádio, montam uma churrasqueira, tendas, caixas de som e se divertem até a hora do jogo.
Comandados pela Midnight Riders(principal torcida organizada do time), e caso seja um simpatizador da torcida como é o meu caso, eles te oferecem comida e bebida sem cobrar nada.

Além de encontrar muita bebida e comida para todos os gostos, você também encontra muitas crianças jogando futebol e pessoas jogando Cornhole(Uma “brincadeira” tradicional e famosa dos Estados Unidos).
Uma curiosidade é que por mais que todos estejam ali pelo time, raramente eles falam do jogo que está por vir, falam sobre trilhões de assuntos e ás vezes sobre futebol mundial, na primeira vez que estive lá eu fui muito questionado sobre o futebol brasileiro e também sobre a diferença dos dois países.

Se você quer ter 100% de experiência sobre como é ir em um jogo seja de qualquer esporte, eu recomendo que vá ao Tailgate e se aprofunde com os torcedores.

É seguro? Posso levar meus filhos?
Por mais que seja difícil ver alguém fardado no entorno do estádio, é totalmente seguro dentro das dependências do estádio(Estacionamento até arquibancadas), e acima de tudo você irá encontrar um número alto de crianças por lá, diferente de qualquer estádio no Brasil.

Para o divertimento das crianças, em alguns estádios da liga existem as Fãs Zones( como mostrado no vídeo), em que as crianças podem jogar bola, pula-pula, boliche, tirar foto, cornhole entre demais atividades super interessantes para elas, porém não é para as crianças ficarem ali sozinhas enquanto seus pais se embebedam, por mais que seja um lugar seguro, segurança com o seu filho(a) nunca é demais.

Massachussets não é uma área visada pelo terrorismo, a única barreira para adentrar o estádio é um detector de metais que não dura mais que 3 segundos(sem contar a fila), depois de passar pela segurança e mostrar o seu ticket que também é muito simples, pronto, já pode ir para o seu assento.

fort_DLsm

E como é a torcida?

Esse talvez seja uma das maiores questões, e foi talvez o ponto que as pessoas ficaram mais surpresas ao verem o vídeo.

O “The Fort” como é chamado pelos próprios torcedores e pelo clube, é o setor movimentado onde as pessoas assistem ao jogo em pé e cantam durante os 90 minutos como no Brasil, como mostrado no vídeo duas pessoas(geralmente os líderes da torcida) ficam de costas para o jogo com um microfone na mão coordenando as músicas e vendo o jogo pelo imenso telão que tem nos dois lados do estádio.
Quando os times estão entrando em campo começa o show de Scarves(Cachecóis) em que o estádio todo fica de pé estendendo os Scarves para os jogadores junto com bandeiras de New England. Em faltas,escanteios e nas comemorações de gols, os torcedores novamente levantam suas Scarves e bandeiras porém de forma mais movimentada e animada junto com a música(isto também está no vídeo).
Uma curiosidade é que quando o jogo está muito ruim ou o time adversário está pressionando muito, o The Fort cantam uma música que diz “Show your shoes” ou “Mostrem seus sapatos” em português em que os torcedores tiram os seus tênis e estendem para os jogadores em forma de protesto. A única desvantagem do “The Fort” é a visão do gol que fica no outro lado, por ser distante a trave que atrapalha um pouco para ver, em compensação é a principal qualidade do lugar que é onde o Revs ataca no segundo tempo, então você vê de perto o time atacando no segundo tempo.

O Midnight Riders é a principal torcida do clube e existe desde a fundação do clube junto com a The Rebellion que é menor e um pouco mais recente, as duas ocupam o The Fort e diferentemente do Brasil elas cantam no mesmo ritmo, ocupam o mesmo lugar no Tailgate e no meio do ano as duas jogam um jogo no Gillette Stadium convidadas pelo clube, com a participação de dois jogadores para serem os técnicos do clube.

E se eu estiver torcendo para o time visitante?

No Gillette Stadium não existe um lugar separado para a torcida visitante,porém geralmente os poucos se aglomeram no canto esquerdo do estádio que é onde fica o túnel dos visitantes e onde tem a menor concentração de torcedores locais. Com raras exceções, como em jogos em que se esperam 30 mil pessoas no estádio, o clube prioriza o setor inferior para a torcida da casa e deixa os visitantes em um setor um pouco acima na diagonal em cima do túnel visitante.
E você pode caminhar pela torcida sem nenhum problema, exceto as torcidas de NY, não por causa de violência ou algo do tipo e sim orgulho da rivalidade entre os dois estados(independente do esporte). Caso você se perca o máximo que irá acontecer será algumas olhadas confusas por você estar ali, mas independente do time, pode ir sem medo algum com a camisa do seu time que não terá problemas algum, a menos que você queira.

Valeu galera, para assistir o vídeo basta clicar aqui e ir direto pro vídeo, se inscreva no nosso canal do youtube e siga as nossas redes sociais que estão linkadas na parte superior do nosso site, e caso tenha alguma dúvida ou sugestão para nós, basta comentar aqui neste post, um abraço e até mais!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf