Embora tenha planos para um jogo da La Liga seja realizado nos Estados Unidos,mais precisamente em Miami o presidente da FIFA Gianni Infantino não apoia a ideia do jogo realizado fora da Espanha.
O jogo entre o Girona FC e FC Barcelona do próximo ano ainda não tem local decidido,o clube costuma mandar seus jogos no Estadi Montilivi,mas nos últimos mesmo tem crescido bastante a informação que a Liga teria vontade de realizar um jogo fora do seu pais,mais precisamente em Miami.
A organização máxima do mundo do futebol,FIFA, enviou um comunicado a ESPN dizendo que ainda não recebeu um pedido da La Liga para a realização do jogo nos Estados Unidos.Em uma nota pessoal ele diz estar bastante ansioso para o desenvolvimento do futebol nos Estados Unidos:
– Eu acho que prefiro ver um grande jogo da MLS nos Estados Unidos ao invés da La Liga estar no pais.No Futebol,o principio geral e que você joga uma partida “Caseira” em “casa”,e não em um pais estrangeiro.
E completou dizendo sobre as normas que envolvem um jogo destes:
– Existem procedimentos para essas coisas,por isso vamos esperar para receber qualquer informação oficial e vamos investigar.Em particular,tal proposta deve ser aprovada pelas respectivas associações, pelas respectivas confederações e a FIFA também deve expressar uma opinião sobre o assunto,ate porque também teria implicações para o futebol a nível global.
O plano para realizar um jogo nos Estados Unidos faz parte do acordo de Marketing da Relevent Sports com a La Liga,a fim de promover o esporte na America do Norte e o crescimento da marca.Tem sido controverso,em particular com o sindicato dos jogadores espanhóis, e requer aprovação da RFEF(Real Federação Espanhola de Futebol),e do conselho esportivo da Espanha,FIFA,UEFA,US Soccer e CONCACAF.
Os clubes envolvidos enviaram um pedido formal para a federação que não assumiu nenhuma posição ate o momento,e pode responder a petição ate o dia 05 de Janeiro de 2019.