quinta-feira, março 28, 2024
InícioColunasSem rebaixamento e promoção. Entenda como funciona o sistema de ligas no...

Sem rebaixamento e promoção. Entenda como funciona o sistema de ligas no Soccer

Que a Major League Soccer é diferente de todos os outros campeonatos de futebol do mundo, nós já estamos até cansados de saber. Na América, ainda não há promoção e rebaixamento entre as ligas e o que acaba ligando uma a outra são as filiações entre as equipes. Mesmo assim, se engana quem pensa que a USSF (Federação americana) não controla, organiza e sanciona todas as ligas que lá existem. A Federação tenta, sim, colocar ordem na casa e é bem sucedida, apesar das próprias ligas e o clubes tentaram fazer com que as coisas fujam do controle.

Para que tudo fique mais fácil, o Território MLS irá, a partir de agora, tentar deixar mais claro para o leitor como funcionam as ligas por lá. Tentaremos colocar por aqui algumas características próprias, curiosidades e iremos elencar o nível em que cada divisão se encontra. Vamo nessa?

NÍVEL PROFISSIONAL

Com o hiato (quase extinção) da NASL, os Estados Unidos contam hoje com apenas duas divisões profissionais. A MLS e a USL Championship. As recém criadas USL League One a League Two não se encaixam HOJE no nível profissional, mesmo que League One seja uma extensão da Championship.

Major League Soccer (Primeira Divisão)

A nossa famigerada MLS, fundada em 1993, é o campeonato que mais cresce entre as principais ligas do país e hoje já tem uma das maiores médias de público do planeta. Quem diria que os amantes do baseball e a da bola oval um dia se renderiam ao nosso futebol.

A título de curiosidade, a MLS não é exclusivamente americana, já que conta com três franquias canadenses. Em 2018, vinte e três equipes disputaram a liga mais desejada do país, e para o próximo ano, mais uma está confirmada. Em 2020, será a vez da aguardada franquia de David Beckham, o Miami CF, dar as caras por lá, além da franquia em Nashville.

USL Championship (Segunda Divisão)

A USL surgiu em 2010 para ser a terceira divisão do país. Porém, com a decadência da NASL, a liga começou a se fortalecer, se aproveitou das brechas deixadas pela então segunda divisão, se igualou e, posteriormente, tomou o posto de segunda liga em importância no país.

A USL chegou lá dando mais facilidades para a entrada de novas franquias e abraçando praticamente todas as causas. Para ter um time na USL, as regras são bem mais simples do que as da MLS, por exemplo, e isso fez com que muitos clubes se filiassem a ela para, depois de um período, buscar vaga na MLS, como Orlando City, Nashville, Cincinnati e alguns outros.

A principal crítica feita a United Soccer League é a grande quantidade de equipes. Atualmente, 33 disputam a competição e outras nove já estão programadas para entrar, o que torna um desafio para os torcedores menos fanáticos acompanharem os passos da liga. Até por isso, a USL anunciou na último semana um novo sistema de divisões, para tornar mais claro aos torcedores a posição de cada equipe dentro da engrenagem.

USL League One (Terceira Divisão)

A League One, recém criada pelo grupo USL, chegará para retomar o espaço deixado para um possível terceira divisão amadora e assim, não permitir que outro grupo crie uma liga concorrente, como a própria USL fez em 2010, além, é claro, de conseguir abraçar ainda mais franquias e projetos diferentes sem prejudicar a qualidade da Championship.

A liga já conta com oito equipes confirmadas para o próximo ano e nos próximos meses outras devem surgir ou chegar. Sim, chegar, já que alguns clubes estão descendo da Championship para a League One, como Toronto FC II e Orlando City B, que inclusive estava desativado. Outro que descerá, mas apenas em 2020, é o Rochester Rhinos, única equipe a ter vencido a Open cup desde o início da MLS. A expectativa é de que outros “times B” desçam para a League One, que terá um custo de operações mais baixo e facilitará a manutenção dessas franquias.

NÍVEL AMADOR

O nível amador, como o nome já diz, é composto por equipes com menos expressão, dinheiro e porque não dizer prestígio. Mesmo assim, nos primeiros níveis, ainda conseguimos encontrar qualidade e jogadores interessantes. Mas como em qualquer país, quanto mais baixo o nível…

USL League Two (Base)

Recém criada, a League Two será, o que é hoje, a PDL (Premier Development League). É uma liga sub-23, por isso enquadra-se nas amadoras, e abriga equipes sub-23 da MLS e também da USL. A League Two é disputada com um calendário contrário ao do College, para que os jogadores possam atuar nas duas frentes.

Atualmente, 74 equipes disputam a liga, divididas em conferências. Para 2019, mais quatro equipes estão prontas para se juntar a principal liga de desenvolvimento do país.

National Premier Soccer League (NPSL)

Se a League One já tem muitos clubes, o que dizer da NPSL? Por se tratar de uma liga amadora, a NPSL também recebe várias equipes de todo o país. Fundada em 2003, atualmente conta com 98 equipes, que jogam o torneio divididas em várias conferências. Para o próximo ano, Los Angeles United e Denton Diablos estão confirmadas para, quem sabe, fechar o número de participantes em 100.

Atualmente, a liga abriga os times “B” do NY Cosmos e do Miami FC, além do Jacksonville Armada. Essas três equipes disputaram a NASL em 2017 e não quiseram se juntar à USL, preferindo descer ao nível amador. Foi nela também que Adriano Imperador jogou quando passou, de forma turbulenta, pelo futebol norte-americano.

United Premier Soccer League (UPSL)

A USPL, apesar do nome parecido, não tem nada a ver com a NPSL. Para um torneio amador, é considerada uma espécie de quinta divisão e até que é organizada. Mas com quase 200 equipes, fica difícil acompanhar mais de perto.

Por falar nas equipes, por lá estão algumas jóias, como Newcastle United, Internacional USA, LA Galaxy OSC e muitas outras com nomes que nos remetem aos campeonatos amadores disputados aos fins de semana.

Outras ligas

Daqui pra baixo, são milhares de equipes, filiações, desfiliações…É amador de verdade. Coisas que nem mesmo os próprios americanos conseguem acompanhar. Mas para não dizer que deixamos passar, aqui vai o nome de algumas das principais ligas amadoras:

American Soccer League, Unites States Adult Soccer Association (USASA), American Premier Soccer League, Gulf Coast Premier League e Premier League of America.

RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou muito fã da MLS, gostaria muito que esse sistema fosse implantado no Brasil, aqui no Brasil tbm temos um grande número de clubes, mas nem todos em condições de chegar a elite, sou a favor de uma liga fechada sem acesso e descenso aonde disputaram os principais clubes dos principais estados.
    Quanto a outros clubes seria criado ligas alternativas .

    • Discordo. Esse modelo de liga fechada é péssimo e só é aplicado em ligas pequenas no mundo, como na Austrália, EUA e Índia. Países sem tradição nenhuma no futebol, com pouquíssimos clubes. Pra ser um país grande no futebol é necessário um campeonato com várias divisões, com muitos clubes pra revelar jogadores, todos com chances de subir pra divisão seguinte e dessa forma atraírem mais torcedores. Se tem time quebrando financeiramente, o problema não é do modelo da competição, mas sim da gestão desses clubes.

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf