quinta-feira, abril 18, 2024
InícioSem categoriaThe Homegrown #3 - David Villa!

The Homegrown #3 – David Villa!

What’s Up, meu caro! Hoje teremos a terceira edição do “The Homegrown” com um tema que foi bastante requisitado. Falaremos do atacante David Villa, conforme anunciado pelo NYCFC ele não fara parte do elenco na próxima temporada.

Para começar a contar a historia de David Villa na MLS temos que voltar um pouco antes, mais precisamente em 2013, quando foi anunciado que o NYCFC seria o vigésimo clube a entrar na MLS, deixando nas mãos do ex-jogador Claudio Reyna a missão de formular o primeiro elenco da historia do recém formado NYCFC. Anunciado no dia 1 de junho de 2014 como a primeira contratação do clube Nova Iorquino, Villa deixou o Atlético de Madrid, onde estava ha apenas um ano, com o argumento de que tinha um “projeto irrecusável” no continente americano. Vestindo a camisa sete do clube, um dos seus objetivos era o de aumentar a popularidade da MLS no mundo da bola.

Eu quero tentar ajudar a MLS a continuar crescendo ao jogar e trabalhar duro, marcando gols e tornar o New York City FC o maior clube da liga.

Faltando alguns meses para o inicio de pre-temporada do clube, Villa foi emprestado para o Melbourne City da Australia para manter a forma física e condições de jogo, marcando 2 gols em 04 jogos pelo clube Australiano, quando seu empréstimo foi rescindido para se juntar ao clube de New York. Villa marcou o primeiro gol do clube no primeiro jogo oficial em casa, contra o New England Revolution no Yankee Stadium que resultou também na primeira vitoria oficial da historia do clube. A temporada de estreia foi abaixo do esperado já que o clube não conseguiu uma vaga para os Playoffs, porem David Villa marcou 18 gols durante a competição.

Em 2016, David Villa fez sua melhor temporada como jogador do New York City FC. Com 34 anos, conseguiu atuar em 35 das 36 partidas do clube na temporada regular,  e junto com o craque Frank Lampard, levou o time a segunda posição do leste e consequentemente uma vaga nos playoffs, tentando uma vaga para disputar a primeira  final de conferencia da historia do clube, mas sendo eliminado pelo Toronto FC. O  multi-campeão espanhol marcou 23 gols no ano, entrou no time do ano, esteve no MLS All Star e foi considerado o Most Valuable Player(MVP) da temporada.

David Villa recebendo o prêmio de MVP.

Após a bela temporada de 2016, o clube precisava se firmar e mostrar que o elenco poderia alcançar voos mais altos. Ao fim da temporada, o NYCFC ficou novamente na segunda posição da Conferência Leste, ficando no caminho novamente na semi-final da conferência. David Villa esteve presente em mais um momento histórico do clube, quando na partida contra o Columbus Crew, o espanhol marcou o primeiro gol do clube em uma partida de Playoffs.

No total da temporada foram 24 gols em 33 jogos sendo os 2 primeiros gols do clube em sua pós-temporada. Ele novamente entrou para o time do ano e foi convocado para o MLS All Star.


David Villa batendo pênalti contra o Toronto FC.

Sua ultima temporada pelo clube foi um pouco abaixo de suas medias anteriores, muito por causa das lesões que o tiraram ate mesmo do MLS All Star deste ano. A equipe ficou na terceira posição da temporada regular e pela primeira vez em sua existência conseguiu se classificar para a pós-temporada, novamente não passando das semi-finais. 26 jogos e 17 gols foram as marcas do atacante espanhol pelo clube ate ser eliminado pelo Atlanta United FC.

É inegável que ele ajudou e muito a MLS no seu crescimento e principalmente ao futebol na cidade de New York. Talvez tivesse idade e futebol para jogar na Europa por mais tempo, mas decidiu apostar e vir para um clube que nunca tinha jogado uma partida de futebol na sua historia e consequentemente ser um dos principais pilares na ascensão da liga nestes anos em que esteve presente.

Gracias, David Villa!

A coluna “The Homegrown”, escrita por Gustavo Lopes, é de total responsabilidade de seu criador. As idéias expostas aqui não necessariamente representam as idéias, pensamentos ou posições do Território MLS. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf