quinta-feira, março 28, 2024
InícioSem categoriaThe Homegrown #4 - A história das expansões na MLS

The Homegrown #4 – A história das expansões na MLS

What’s Up caro leitor! Quarta edição do Homegrown aqui no Território MLS, após um longo tempo de espera e recentemente surgiram algumas notícias sobre a MLS querer expandir a liga para 30 times, nós do Território MLS tivemos a iniciativa de ajudar os leitores que não conhecem muito sobre a história da liga, contando de forma resumida como foram as expansões desde a criação da mesma.

 

1996 – 1999

Colorado Rapids, Columbus Crew, DC United, Dallas Bum/FC Dallas , Kansas City Wiz/Sporting KC, Galaxy, Revolution, MetroStars/NYRB, San Jose Clash/Earthquakes e Tampa Bay Mutini*.

O primeiro ciclo da MLS foram os seus primeiros 03 anos, 13 equipes, sendo que apenas 3 das equipes que ainda existem, não ganharam a MLS Cup.
O caso mais preocupante entre essas equipes claramente é o New England Revolution, por mais que ao longo de sua história conseguistes alguns momentos de glória, a situação atual é de chacota, como brigar pelas ultimas posições da tabela frequentemente, um staff bagunçado, péssimas contratações e é o único time desta época que ainda não tem um estádio próprio para futebol.

Deste grupo, temos os dois maiores campeões da liga, o LA Galaxy com 5 títulos e o D.C United com 4.

2000 – 2009

Chivas USA*, RSL, Houston Dynamo, Toronto FC, Seattle Sounders.

Nesta década, tivemos 05 novos times que foram e ainda são bem sucedidos na liga, como por exemplo o bi-campeão Houston Dynamo, um dos times de ponta da liga, o Seattle Sounders e o também campeão Toronto F.C.

Tirando as franquias que deram início a liga, o Houston Dynamo foi o único a ganhar título no seu primeiro ano e também o primeiro a ganhar dois anos seguidos.

Uma das novidades desta época foi a primeira franquia da MLS a passar por uma liga ou mais antes de entrar na MLS, o Seattle Sounders, antes de ocupar um slot na liga, ja tinha jogado na USISL e na USL, segunda liga de importância nos Estados Unidos.

O grande destaque é a expansão da MLS para o Canadá, em 2007, o Toronto FC, um desses times, até hoje segue sendo o único campeão não-americano da liga, com uma campanha maravilhosa e surpreendente em 2017.

2010 – 2019

Philadelphia Union, Whitecaps, Timbers, Impact, New York City, Orlando City, MUFC, Atlanta United, LAFC, FC Cincinnati.

10 novas equipes em 09 anos, uma média de quase uma equipe nova por ano.

As franquias com o maior destaque claramente são Orlando City e New York City F.C, ambas estrearam no mesmo ano(2015) e são famosas pelas suas contratações, já que no primeiro ano de ambas, elas contavam com Kaká e David Villa respectivamente. O NYCFC também já teve Pirlo e Lampard no seu elenco principal. Mesmo com um elenco recheado de jogadores mundialmente famosos, o NYCFC ainda não conseguiu ganhar nenhum título.

O Orlando City virou destaque na liga por causa da sua ótima administração financeira, começando pelo empresário Flavio Augusto que dobrou o preço da franquia em 3 anos e meio, além de construir um estádio próprio TOTALMENTE privado. Assim como NY, o único ponto negativo tem sido dentro de campo, já que a equipe ate hoje nunca conseguiu uma vaga para os playoffs.

As últimas franquias a estrearem foram Atlanta United em 2017, LAFC em 2018 e o FC Cincinnati em 2019. O Atlanta ganhou o campeonato em 2018.

2020 – 2021

InterMiami F.C, Nashville SC, Austin F.C

Em um período de 2 anos, 3 franquias irão estrear, mas nenhuma franquia na história está sendo tão aguardada quanto o InterMiami, ou mais conhecido como “Time do Beckham”. A equipe do ex-jogador Inglês vem ganhando milhares de torcedores e expectativa antes mesmo do primeiro jogador ser contratado, a promessa de astros no primeiro ano da equipe e o projeto de um magnífico estádio também ajudam a aumentar as expectativas pelo novo time da liga.

 

Sigam as nossas redes sociais e opinem sobre o que vocês gostariam de ser comentado aqui, uma crítica construtiva ou ideias para o Território MLS. Abraço!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf