Quando Ilsinho entrou em campo, aos 8′ do segundo tempo, no lugar de Aaronson, o Philadelphia Union já perdia por 2 a 0 para o New York Red Bulls. O brasileiro, que muitas vezes é esquecido na Major League Soccer, foi um dos grandes responsáveis pela histórica virada de sua equipe e terminou eleito como o melhor em campo.
Ilsinho não estava para brincadeira. Logo após entrar em campo, ele serviu Monteiro para fazer o primeiro gol do Philadelphia. Um minuto depois, aos 16′, ele avançou pela ponta direita, passou por dois marcadores e chutou no canto, sem chances para o goleiro Robles, empatando o placar.

Para coroar a ótima noite, Ilsinho ainda tinha mais a fazer, como o gol da virada. Aos 27′ do segundo tempo, ele aproveitou rebote do pênalti defendido por Luis Robles e marcou o gol da vitória. “Foi uma noite especial. Nem nos meus melhores sonhos eu consegui pensar nisso contra o New York Red Bulls, em um clássico”, comentou o brasileiro.
Ilsinho agora tem quatro gols e cinco assistências saindo do banco de reservas nesta temporada, em 14 jogos. “Ele está em um nível que poucos conseguem na vida, ele muda o jogo”, disse Jim Curtin, técnico do Philadelphia Union.
Com ajuda de Ilsinho, o Philadelphia Union se manteve na liderança da Conferência Leste e abre quatro pontos de vantagem para Montreal Impact e DC United.