sexta-feira, março 29, 2024
InícioUSAUS Open CupVeja a história de um time amador da USL que venceu a...

Veja a história de um time amador da USL que venceu a U.S. Open Cup em 1995

O ano de 1995 entrou pra história de um time que hoje faz parte da Terceira Divisão dos Estados Unidos, a USL League One. Trata-se do Richmond Kickers. Fundado em 1993, Richmond Kickers é um dos clubes profissionais em atividade mais antigos dos Estados Unidos ao lado do Charleston Battery,  Nesse ano, o clube ingressou na United States Interregional Soccer League (USISL), equivalente à Terceira Divisão dos Estados Unidos na época. A USISL transformou-se posteriormente na United Soccer League (USL). Em sua temporada de estréia, Richmond Kickers terminou em quarto lugar na  Divisão do Atlântico e chegou nas Semifinais. Na temporada seguinte, não foi bem e terminou em nono lugar.

A temporada de 1995 entrou pra história do Richmond Kickers, que chegou à Final da USISL Premier League, derrotando Cocoa Expos (FL) por 3 a 1. O destaque do Richmond Kickers foi Roberto Ukrop, que marcou 10 gols e deu 4 assistências. Ele foi eleito o most valuable player (MVP). O jogo final foi em Richmond, no dia 11 de agosto de 1995. Brian Kamler fez dois gols pro Richmond Kickers. Robert Ukrop também deixou sua marca. No City Stadium, estavam presentes 5.000 torcedores. Esse título da USISL Premier League foi só o prenúncio do que viria pela frente. É uma daquelas histórias de Cinderella na U.S. Open Cup.

Foi a 82ª edição desse Torneio, o mais antigo dos Estados Unidos. Ela marcou o início da Era Moderna da U.S. Open Cup. Em 1995, as equipes de ligas profissionais voltaram a disputar a Copa. Desde 1913, quando foi criado o Torneio com o nome de National Challenge Cup, times amadores e profissionais se confrontavam em busca do título de “Campeão de Futebol dos Estados Unidos”. Entre os anos 70 e 90, o número de clubes profissionais que participaram da Copa foi muito reduzido, pois a principal liga profissional dos Estados Unidos, North American Soccer League (NASL) se recusava a participar da U.S. Open Cup.

No ano de 1995, o Torneio contou com a participação da segunda principal liga profissional dos Estados Unidos, A-League, com quatro equipes (Atlanta Ruckus, Colorado Foxes, New York Centaurs e Seattle Sounders). A USISL Pro League (3ª divisão), tinha sete equipes (Chicago Stingers, Connecticut Wolves, El Paso Patriots, Everett BigFoot, San Fernando Valley Golden Eagles e Tampa Bay Cyclones). Somente 5 equipes amadoras participaram dessa edição, Spartans SC (Washington D.C.) AAC Eagles (Chicago, Ill.), McCormick Kickers (St. Petersburg, Fla), Flamengo SC (Sandy, Utah) e Richmond Kickers (USISL Premier League).

Kickers1995

Foto: Reprodução Twitter/usopencup

O time amador do Richmond Kickers eliminou três equipes profissionais no seu caminho até à Final da Copa e tornou-se o primeiro time do Estado da Virgina a levantar a Taça. Nas Oitavas de Final, no dia 11 de junho de 1995, Richmond Kickers venceu  Spartans SC por 5 a 2, mas o jogo foi anulado após a equipe de Fairfax ter alegado que não tinha sido notificado acerca do horário da partida. No dia 14 de junho, houve nova partida e Richmond Kickers goleou a equipe da United States Adult Soccer Association (USASA) por 6 a 1, no City Stadium, em Richmond.

Nas Quartas de Final,  derrotou Atlanta Ruckus, da American Professional Soccer League (APSL), por 2 a 1, também em Richmond. Rob Ukrop e  Scott Snyder fizeram os gols. Na Semifinal, no dia 7 de agosto de 1995, Richmond Kickers enfrentou uma equipe da USISL Pro League, Chicago Stingers. Foi um jogo eletrizante! a equipe da Virginia venceu por 4 a 3. No Estádio da Universidade de Richmond, Don D’Ambra marcou o gol do empate pro time de Chicago aos 88′. Quando parecia que o jogo ia pra prorrogação, foi marcado um pênalti no minuto seguinte pro Richmond Kickers.  Ben Crawley converteu o pênalti que deu a vitória ao time da USISL Premier League.

No dia 27 de agosto de 1995, Richmond Kickers conquistou o título da U.S. Open Cup e entrou pra história. A grande Final da U.S. Open Cup foi na cidade de El Paso, no Texas, no Socorro Stadium. O calor era infernal e o público foi de 7.378 espectadores. A partida foi televisionada pra todo o País, pela Prime Network. O adversário do Kickers era uma equipe da USISL Pro League, El Paso Patriots. O jogo terminou empatado em 0 a 0 no primeiro tempo. O árbitro do jogo foi Arturo Angeles. Os assistentes foram Kevin Terry e Rogelio Valades. O mexicano Arturo Angeles havia apitado na Copa do Mundo no ano anterior

O time titular do Richmond Kickers era formado pelo goleiro O’Carroll, pelos defensores Scott, Clark, Kile e Bates. No meio de campo, tinha Turnage, Stockton, Snyder e Crawley. No ataque, jogaram Ukrop e Kamler. Logo no começo do segundo tempo, Robert Ukrop  recebeu a bola perto da pequena área e chutou de pé direito pra abrir o marcador aos 49′ a favor do Richmond Kickers. Gabino Amparan empatou o jogo aos 82′. O jogo foi pra prorrogação e continuou empatado em 1 a 1. Ukrop cobrou o primeiro pênalti e converteu. Richmond teve um pênalti desperdiçado e seu goleiro Jeff Causey defendeu dois pênaltis. Michael Brady converteu o último pênalti e o time amador de Richmond venceu a disputa nos pênaltis por 4 a 2, conquistando o título da U.S. Open Cup.

Vejam o video dessa grande Final no canal do Richmond Kickers no YouTube:

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf