Ir para conteúdo

Opinião TMLS: A nova filosofia da MLS rejuvenesce a liga e encerra a antiga piada de “torneio de aposentados”

O futebol brasileiro teve vários tremores nos últimos mês. Grandes equipes decidiram não guardar mais dinheiro e apostaram em contratações de peso. Daniel Alves e Juanfran chegaram no São Paulo. Filipe Luís e Rafinha foram para o Flamengo. O Palmeiras buscou Ramires e Luiz Adriano. Se buscarmos mais atrás, veremos que o Corinthians pegou Boselli e Vagner Love, e que o Grêmio trouxe Diego Tardelli. O Fluminense tem Ganso e Nenê no elenco agora. Em comum, o fato de serem jogadores experientes, rodados e que seriam considerados “medalhões”.

Depois de anos fazendo piada com a Major League Soccer, por ela ser um reduto de jogadores velhos e em fim de carreira, o Brasileirão decidiu tomar esse lugar. Enquanto isso, porém, a MLS decidiu mudar a filosofia no mercado e investe em jogadores mais jovens.

Óbvio, a MLS continua buscando reforços experientes, como Rooney e Ibrahimovic. Isso traz mídia, atrai público aos estádios e chama a atenção do mundo inteiro. A contratação destes, porém, vem diminuindo ano após ano. E quem começou esse processo de modernização dos jogadores designados foi o Atlanta United, em 2017. OK, talvez não tenha sido o primeiro, pois o FC Dallas aposta em latinos há anos, mas foi o primeiro caso de muito sucesso.

O Atlanta buscou o jovem paraguaio Miguel Almirón para reforçar o elenco em 2017. O atacante Josef Martínez, um pouco mais velho, mas não muito, veio no embalo. No ano seguinte, Ezequiel Barco, então com 18 anos, chegou na equipe após uma negociação milionária com o Independiente. Com o título da liga em 2018, o ATL United chamou a atenção de todos e mudou o ritmo de contratações da liga.

Brian Rodríguez, nova contratação do Los Angeles FC (Reprodução/Twitter)

Não demorou muito para que outros jovens chegassem na MLS. O Los Angeles FC talvez seja o melhor exemplo. Apesar de ter contratado o experiente, mas não tá velho, Carlos Vela para atrair mídia, a equipe californiana reforçou o elenco com peças jovens. Eduard Atuesta, de 22 anos, e Diego Rossi, de 21 anos, foram contratados. A mudança se mostra em campo, com resultados expressivos e liderança incontestável na liga. Para aumentar o domínio, a equipe investiu no jovem uruguaio Brian Rodriguez, de 19 anos, que estava no Peñarol.

Outras equipes seguem no embalo. O Montreal Impact foi outra equipe que se mexeu na janela. Trouxe a eterna promessa Bojan Krcic, mas, por outro lado, pegou o atacante finlandês Lassi Lapplainen, então no Bolonha, de apenas 20 anos. Apesar dos veteranos chegarem, os jovens também surgem aos montes na MLS.

O Inter Miami (que nome horrível) só entrará na liga em 2020. Apesar disso, já anunciou três reforços, todos jovens promessas sul-americanas. Pellegrini e Carranza saem do futebol argentino. No último dia da janela, a equipe anunciou a chegada de Christian Makoun, capitão da Venezuela sub-20. A equipe já mostra que se adequou ao novo estilo da liga para conseguir bons resultados.

A piada da MLS ser liga de veteranos em fim de carreira talvez não exista mais em algum tempo. Os clubes se mexeram, estão se reforçando melhor e, apesar da pouca mídia, criaram uma ponte para promessas sul-americanas antes de partirem para a Europa, como no caso de Almirón, hoje no Newcastle. No Brasil, porém, o dinheiro que brota aos montes não vai para a base ou para investir em promessas de países vizinhos. Repatriar medalhões é a nova moda no futebol daqui. O Brasileirão vai se tornando um asilo de craques.

Um comentário em “Opinião TMLS: A nova filosofia da MLS rejuvenesce a liga e encerra a antiga piada de “torneio de aposentados” Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: