Ir para conteúdo

Opinião TMLS: Héber Araújo, o brasileiro do ano na MLS

Em meio aos péssimos resultados conquistados pelo New York City F.C nas primeiras rodadas da temporada regular da Major League Soccer em 2019, um nome desconhecido e improvável aparece em meio as manchetes futebolísticas da Big Apple. O brasileiro Héber Araújo dos Santos chega a New York com a missão nada fácil de tentar salvar a temporada e consequentemente preencher o lugar vazio deixado por David Villa, maior ídolo da franquia.

Natural de Colorado do Oeste, Rondônia e revelado pelo Figueirense, Héber teve algumas passagens por times menores no Brasil, como o Avaí e Paysandu, até começar a sua carreira internacional no Alashkert, da Armenia, em 2015, onde ganhou o título nacional e foi o artilheiro da competição. Após uma ótima temporada na Europa, Héber chamou a atenção do do Slaven Belupo, da Croácia, que contratou o jogador por 200 mil euros. Lá ele não obteve o mesmo rendimento, mas mesmo assim ele conseguiu uma transferência para o Rijeka, também da Croácia, onde voltou a chamar atenção até ser contratado pelo New York City F.C.

Anunciado no dia 21 de março, Héber marcou três gols e deu duas assistências em seus sete primeiros jogos, o que equivale a cerca de 45% dos gols do time neste período, superando a marca de David Villa nos seus primeiros sete jogos pela franquia (2 gols e 1 assistência). Héber se consolidou de vez quando marcou o gol da vitória contra o Chicago Fire no dia 24 de Abril e três dias depois foi fundamental para o NYCFC arrancar um empate contra o Orlando City no Yankee Stadium. O atacante também marcou gols importantes como na vitória sobre o Los Angeles Galaxy no Dignity Health Park por 2 a 0 e o gol da vitoria Hudson River Derby contra o New York Red Bull no dia 24 de Agosto.

Heber no gol contra o NY Red Bull. (Reprodução/ NYCFC)

Os números gerais impressionam e justificam o porque de Héber ter sido escolhido o melhor brasileiro do ano pela equipe do Territorio MLS. Na temporada regular, ele marcou 15 gols e deu três assistências, em um total 1.576 minutos (22 jogos), tendo uma media de um gol a cada 105 minutos, se tornando assim artilheiro do clube em quinto goleador da liga. Apesar da boa campanha na temporada regular, sendo peça fundamental na melhor campanha do NYCFC em sua historia, o time em geral não conseguiu seguir adiante nos playoffs e caiu nas semifinais de conferência para o Toronto F.C dentro do Citi Field Stadium após um pênalti infantil marcado nos últimos minutos a favor do Toronto.

Diante de todos os números, o NYCFC anunciou na última segunda-feira (11) que Héber foi eleito o “NYCFC Newcomer of the Year”, prêmio dado ao melhor jogador contratado na temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: