Ir para conteúdo

Raio-X do campeão: descubra como o Seattle Sounders venceu a MLS

Com uma boa campanha na temporada regular, o Seattle Sounders foi para os playoffs, com a segunda melhor campanha da Conferência Oeste. Apesar das dificuldades evidentes, o técnico, Brian Schmetzer, formou um time com muitas variações táticas e capaz capaz de vencer os favoritos.

A equipe de Seatle começou os playoffs com alguma dificuldade para vencer o FC Dallas, mas duas excelentes atuações contra o Real Salt Lake e um otimo jogo, especialmente, contra o LAFC garantiu a eles o troféu da Conferência Oeste e a chance de sediar a final da Copa MLS.

Em relação ao estilo de jogo, o Seattle privilegia os toques curtos e rápidos, essa estratégia funcionou muito bem na final, mas os erros de passe que armam o contra ataque para o adversário são comuns. No entanto, esse jogo quase reativo, quando dá certo, torna a equipe de Seattle praticamente invencível, como no jogo contra o Toronto FC.

Quando o Seattle consegue levar a bola ao ataque, geralmente ataca pelo lado esquerdo. A jogada mais usada pelo atual campeão é o lateral esquerdo, Brad Smith, indo ao ataque e recebendo a bola de Nicolas Lodeiro para cruzar, enquanto isso, Morris trocava de posição com Raúl Rudíaz e isso permitia que o atacante peruano recebesse a bola melhor posicionado.

20191116_231638

Smith tem sido particularmente impressionante nesta temporada no papel de lateral. Sua habilidade de fazer jogadas por cima e por baixo no lado esquerdo é muito importante nas táticas de jogo propostas por Schmetzer, pois ele é tem um ótimo cruzamento e um drible igualmente bom. Com cinco assistências o lateral emprestado pelo Bournemouth se provou como um dos melhores da posição na liga.

Nicolas Lodeiro
Foto: Reprodução Instagram / Nicolas

Mas o grande destaque do Seattle é Nicolas Lodeiro, o meia parece sempre ter todo o tempo e o espaço necessário para fazer o que quiser. Seja para movimentos pequenos que atraem os defensores para fora de suas posições criando espaços para seus companheiros de equipe, até seus passes buscando a infiltração de Rudíaz, tudo é viável para Lodeiro na MLS. Ele é a principal fonte criativa das táticas de Seattle, um de seus atributos mais fortes é a consciência espacial, combinado com a postura e concentração para executar sua jogada, o que ele tenta, geralmente, dá certo.

Lutando contra todas as probabilidades e com as ótimas variações táticas de Brian Schmetzer, o Seattle venceu seu segundo título nos últimos quatro anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: