sexta-feira, março 29, 2024
InícioMajor League SoccerD.C. UnitedConheça Luciano Emílio, o único brasileiro escolhido MVP na MLS

Conheça Luciano Emílio, o único brasileiro escolhido MVP na MLS

MLS Soccer: Chicago Fire at DC United
June 16, 2007; Washington, D.C., USA; DC United forward (11) Luciano Emilio celebrates his second goal of the game during United’s 3-1 win over the Chicago Fire at RFK Stadium. Mandatory Credit: Geoff Burke-USA TODAY Sports Copyright © 2007 Geoff Burke

A cada ano que passa mais brasileiros chegam à Major League Soccer e conseguem fazer história na liga, mas vocês sabem qual foi o único jogador nascido em solo tupiniquim a ser eleito MVP? Kaká, Juninho Pernambucano, Juninho Pereira?

O ano de 2007 foi muito importante para a MLS. A chegada de David Beckham ao Los Angeles Galaxy trouxe uma visibilidade que o futebol norte-americano nunca tinha experimentado. No entanto, 2007 também presenteou com a liga com, talvez, o seu melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o atacante Luciano Emílio.

images (13)

Definido pelos americanos como habilidoso e veloz, o brasileiro, que iniciou sua carreira aos 16 anos e se destacou no futebol latino, chegou ao DC United como um desconhecido, vindo do futebol hondurenho, e logo caiu nas graças da torcida. Revelado pelo XV de Piracicaba, também teve uma passagem pelo futebol alemão e ficou por uma temporada no Querétaro/MEX antes de chegar à capital americana.

Em sua temporada de estréia, Luciano anotou 20 gols e 2 assistências em 29 jogos, e foi escolhido como MVP (Most Valuable Player), Novato do ano, foi artilheiro do torneio, além de ganhar uma vaga no time ideal da liga.

images (14)

As duas temporadas seguintes também seriam boas para o brasileiro. No total, em 107 jogos pelo DC United, entre 2007 e 2009, Emílio marcou 49 gols e deu 10 assistências. O atacante só não permaneceu na equipe de Washington porque não aceitou uma renovação de contrato que diminuiria seu salário. Luciano optou por voltar ao Brasil, para disputar o Paulistão, porém retornou ao DC United, em um breve contrato de três meses. Em sua segunda passagem, Emílio fez apenas quatro jogos e nenhum gol.

O atacante brasileiro se aposentou em 2013, após disputar a série A3 do Paulistão pelo Catanduvense. Luciano Emilio pode ter passado apenas três anos na Major League Soccer, mas foram anos brilhantes, em que um “desconhecido”, nascido em São Paulo, conseguiu um feito até hoje jamais alcançado por qualquer outro brasileiro que pisou na liga.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf