O que esperar de João Paulo no Sounders?

Na tarde desta sexta-feira (31), o atual campeão da liga, Seattle Sounders, anunciou o ex-Botafogo Joao Paulo como seu novo meio-campista e Designated Player. Com 28 anos, João Paulo tem passagens por grandes clubes brasileiros como o Internacional e por ultimo o Botafogo. O que podemos esperar dele no Seattle Sounders?

O Seattle Sounders, comandado por Brian Schmetzer, joga em um tradicional 4-2-3-1 e é um exemplo de um time compacto e uma troca de passes eficiente, porém com alguns problemas quando pressionado na saída de bola. O time defende geralmente com seis jogadores, e quando o adversário esta com a bola em algum dos “flancos“, a defesa do Seattle forma uma linha com seis jogadores dentro da área para tentar evitar o sucesso de uma jogada aérea adversária.

A grande vantagem de João Paulo é a sua saida de bola, que foi um dos grandes problemas do Seattle Sounders na temporada passada. Por causa do time bem compacto quando se está com a bola, o time foi forçado inúmeras vezes a dar o tradicional chutão na espera que algum dos atacantes possa ficar com a bola. Com a qualidade do brasileiro, o Sounders pode tentar buscar uma alternativa rasteira para manter uma posse de bola segura já que João Paulo ostenta de uma saida de bola qualificada.

O ataque do Sounders consiste em uma triangulação entre Ruidiaz, Morris e Lodeiro. Essa triangulação natural se forma quando Lodeiro esta com a bola em uma das pontas, Ruidiaz corre para o centro da área e Morris vem logo atrás. Quando pressionado o time não consegue girar a bola para o outro lado sem ter que fazer uma movimentação brusca ou girar a bola pelos zagueiros. João Paulo mais uma vez pode ser uma chave para que o time consiga virar o jogo de um lado pro outro de forma rápida e com qualidade.

Diferente do Botafogo, não devemos ver João Paulo participando das jogadas mais ofensivas do time. Mesmo com um padrão, Brian Schmetzer monta e define seu esquema jogo a jogo. Um grande exemplo é a MLS Cup onde o time teve apenas 35% de posse de bola mas conseguiu finalizar 14 vezes ao gol. O desenho tático de Brian Schmetzer é pré definido e bastante objetivo e não permitirá que João Paulo se movimentasse tanto como em terras tupiniquins.

E você , o que espera de João Paulo no Seattle Sounders?

Créditos ao canal Emmet P Connel pela análise tática detalhada.

Um comentário sobre “O que esperar de João Paulo no Sounders?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s