Ir para conteúdo

O que esperar de João Paulo no Sounders?

Na tarde desta sexta-feira (31), o atual campeão da liga, Seattle Sounders, anunciou o ex-Botafogo Joao Paulo como seu novo meio-campista e Designated Player. Com 28 anos, João Paulo tem passagens por grandes clubes brasileiros como o Internacional e por ultimo o Botafogo. O que podemos esperar dele no Seattle Sounders?

O Seattle Sounders, comandado por Brian Schmetzer, joga em um tradicional 4-2-3-1 e é um exemplo de um time compacto e uma troca de passes eficiente, porém com alguns problemas quando pressionado na saída de bola. O time defende geralmente com seis jogadores, e quando o adversário esta com a bola em algum dos “flancos“, a defesa do Seattle forma uma linha com seis jogadores dentro da área para tentar evitar o sucesso de uma jogada aérea adversária.

A grande vantagem de João Paulo é a sua saida de bola, que foi um dos grandes problemas do Seattle Sounders na temporada passada. Por causa do time bem compacto quando se está com a bola, o time foi forçado inúmeras vezes a dar o tradicional chutão na espera que algum dos atacantes possa ficar com a bola. Com a qualidade do brasileiro, o Sounders pode tentar buscar uma alternativa rasteira para manter uma posse de bola segura já que João Paulo ostenta de uma saida de bola qualificada.

O ataque do Sounders consiste em uma triangulação entre Ruidiaz, Morris e Lodeiro. Essa triangulação natural se forma quando Lodeiro esta com a bola em uma das pontas, Ruidiaz corre para o centro da área e Morris vem logo atrás. Quando pressionado o time não consegue girar a bola para o outro lado sem ter que fazer uma movimentação brusca ou girar a bola pelos zagueiros. João Paulo mais uma vez pode ser uma chave para que o time consiga virar o jogo de um lado pro outro de forma rápida e com qualidade.

Diferente do Botafogo, não devemos ver João Paulo participando das jogadas mais ofensivas do time. Mesmo com um padrão, Brian Schmetzer monta e define seu esquema jogo a jogo. Um grande exemplo é a MLS Cup onde o time teve apenas 35% de posse de bola mas conseguiu finalizar 14 vezes ao gol. O desenho tático de Brian Schmetzer é pré definido e bastante objetivo e não permitirá que João Paulo se movimentasse tanto como em terras tupiniquins.

E você , o que espera de João Paulo no Seattle Sounders?

Créditos ao canal Emmet P Connel pela análise tática detalhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: