terça-feira, abril 23, 2024
InícioColunasOpinião TMLS: Balotelli fracassará na MLS

Opinião TMLS: Balotelli fracassará na MLS

Assim que foi confirmada a notícia de que o atacante italiano Mário Balotelli não vestirá mais a camisa do Brescia/ITA, a imprensa de todo o mundo começou a especular o futuro do atacante. Turquia, Brasil, Ásia e, claro, Major League Soccer. O destino dele ainda não se sabe ao certo e nem qual seria o clube norte-americano que gostaria de contar com seus serviços. Fato é que, se é que existe algum clube da MLS interessado em Balotelli, contrata-lo pode ser um grande erro.

Sejamos honestos: Balotelli não joga futebol de alto nível há um bom tempo, talvez desde o Milan na temporada 13/14, quando marcou 18 gols. Alguns podem dizer que ele viveu dois grandes anos no Nice, da França, o que é verdade, mas ai estamos falando do campeonato francês, que convenhamos não é dos mais especiais. A MLS obviamente também não está na prateleira das melhores ligas do mundo e se o Mário Balotelli que viesse fosse o mesmo que jogou no Nice entre 2016/18, o sucesso seria absoluto. Mas a postura que Balotelli demonstrou ao longo da carreira, principalmente em clubes menores e nos últimos anos, é um grande sinal vermelho de que contrata-lo não é uma boa ideia.

A ideia de contratar Balotelli pode ser um tiro no pé para os times da MLS. (Reprodução/Instagram)

Desde que começou como profissional na Inter de Milão, o atacante, hoje ainda com 29 anos, teve chances nas melhores ligas e clubes do mundo. Jogou no Manchester City, no Milan e no Liverpool, antes de começar a descer para níveis inferiores. O que essas passagens tem em comum? Polêmica. Em todos os clubes que passou, Balotelli acumulou problemas dentro e fora de campo. Quando foi domado e se focou em jogar futebol, foi grande e decisivo. A questão é que esses lampejos de um jogador comprometido estão cada vez mais raros.

O que me faz acreditar que ele não dará certo na MLS? O deslumbre e o status de “lenda” que ele automaticamente receberá quando aterrissar em solo americano. Ele vai fazer gols e vai ter um impacto positivo na liga americana? Com certeza! Em um primeiro momento, a chegada do italiano à Major League Soccer seria de grande benefício para o clube que por ventura venha a apostar nele. O grande PORÉM é o que virá depois. Os americanos não costumam tolerar indisciplina e a relação do “Super Mário” com sua futura torcida e com a liga pode se deteriorar rapidamente. Só na atual temporada (2020), três profissionais perderam o emprego na MLS por atitudes fora de campo. Vale lembrar que jogadores com bem menos personalidade deram errado na MLS. A fórmula do sucesso por lá não é simples. Não basta ser um grande jogador de futebol, é preciso se dedicar a causa. Por que Vela, Ibrah, Giovinco, Beckham e tantos outros deram tão certo? Porque se entregaram de corpo e alma aos projetos e ao futebol. Alguns até polemizaram, deram declarações polêmicas à imprensa, mas não deixaram de se dedicar e entregar resultados.

Balotelli estaria disposto a se focar somente em futebol, esquecer as extravagâncias fora de campo, as polêmicas e segurar o lado bad boy? Eu não pagaria pra ver. Caso alguém pague, desejo estar errado e que ele possa fazer história nos Estados Unidos.

*A coluna “Opinião TMLS” reflete a opinião de seus autores e não necessariamente a do portal “TerritórioMLS.com”

Artigos de Destaque

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf