Após reunião entre os proprietários, o presidente da Liga, Enrique Bonilla, confirmou que o torneio Apertura vai começar dia 24 de julho e terminará dia 12 de dezembro, com a grande final do torneio. Caso uma equipe finalista da Liga MX participe do Mundial de Clubes, a final ocorrerá nos dias 23 e 27 de dezembro, como aconteceu no passado com a equipe de Monterrey.
O Apertura 2020 começará com os portões fechados e o retorno dos torcedores aos estádios será feito quando as autoridades de saúde julgarem ser seguro. No torneio Clausura, apenas 10 rodadas de 17 foram disputadas. O campeonato foi cancelado em 22 de maio sem decretar um campeão.
A repescagem retorna à Liga MX
Haverá um novo formato de fase final com o retorno da repescagem, que será disputada pelos clubes que terminarem a temporada entre a quinta e 12ª posição. Então eles se enfrentam em jogo único, na casa da equipe melhor classificada na tabela. Os confrontos serão:
5 x 12
6 x 11
7 x 10
8 x 9
Em caso de empate, a disputada será definida nos pênaltis. As quatro equipes que passarem serão realocadas entre o quinto a oitavo lugar com base em sua posição na tabela.
Os três últimos colocados receberão multas
Para a temporada 2020-21, o último lugar na tabela receberá uma multa de 120 milhões de pesos mexicanos, o penúltimo 70 milhões de pesos mexicanos e o antepenúltimo 50 milhões de pesos mexicanos. Vale ressaltar que, caso uma equipe ocupe a parte inferior da tabela de porcentagem por dois anos seguidos, pagará 20 mp adicionais além do que já seria cobrado.
A liga mexicana de futebol ja havia anunciado que suspenderá o rebaixamento nas cinco próximas temporadas.
Final da Copa MX
Quanto à Copa MX, Monterrey e Tijuana disputarão as finais da competição nos dias 16 e 23 de setembro.
Liga MX Feminina também tem data pra voltar
A Liga MX Feminina começará em 24 de julho, sendo as finais nos dias 6 e 13 de dezembro. O calendário completo será anunciado nas próximas semanas.