O Mazatlán FC, antigo Monarcas Morelia, foi bastante criticado após divulgar o seu emblema oficial nas redes sociais. Diversos usuários denunciaram que o escudo se tratava de uma cópia do logotipo do Inter Miami, time da MLS cujo o ex-jogador David Beckham é um dos proprietários.
Minutos após a postagem, o post já estava cheio de comentários com comparações entre os dois emblemas. Os principais pontos destacados foram as semelhanças na forma do escudo, os algarismos romanos MMXX e a imagem representativa no centro em um fundo preto.
De acordo com o Mazatlán, o roxo foi escolhida por representar a cor do céu da cidade durante o por do sol, indicando que a noite vai começar, e cidade será preenchida de vida, festas e futebol.
Além disso, o farol foi escolhido porquê ele é a luz que ilumina o pacífico, que fica à beira-mar, enquanto os canhões simbolizam as batalhas travadas, em 1864, na localidade durante a história mexicana. Por fim, a âncora também faz referência à importância do mar, já que Mazatlán é conhecida como “A pérola do Pacífico”.
Embora o escudo da Inter Miami seja o mais usado para criticar a imagem do Mazatlán FC , alguns usuários também denunciaram a enorme semelhança com o Manchester City, da Premier League e com o Újpest LK, clube da Hungria.
Essa não é a primeira vez que o clube é acusado de plágio. Em 1999, o Club Atlético Morelia tornou-se Monarcas Morelia, nesse processo de mudança, o emblema da equipe mexicana já havia gerado controvérsia. O logo ficou muito semelhante com o KSK Maldegem, clube da quarta divisão de Bélgica.