A seleção feminina do Canadá está temporariamente sem treinador. O comandante da Canada Womens National Team, Kenneth Heiner-Moller, anunciou que não ficará no cargo depois de agosto. Contratado para substituir John Herdman, que deixou as meninas para comandar o masculino, Heiner-Moller não conseguiu repetir o sucesso de seu antecessor. Em 2019, na Copa do Mundo, caiu nas Quartas de final para a Suécia, em Paris, quando especialistas acreditavam que a seleção canadense tinha potencial para ir mais longe.
Em nota, a Federação Canadense disse: “A Canada Soccer iniciou a busca de um substituto imediato para liderar a Seleção Nacional Feminina nos Jogos Olímpicos em julho e agosto de 2021, que foram adiados a partir deste ano por causa da pandemia mundial. Desejamos a Heiner-Møller tudo de bom em seu retorno à Federação Dinamarquesa de Futebol e agradecemos por suas contribuições ao programa da Seleção Nacional Feminina. Ele é um treinador respeitado que conquistou o respeito da comunidade de futebol canadense em seu tempo com a nossa organização e agradecemos a ele por sua abordagem genuína com jogadores e funcionários.”
O técnico também se posicionou de forma oficial: “Não foi uma decisão fácil, devido à qualidade das pessoas com quem tive o prazer de trabalhar desde o meu tempo no Canadá”, disse. “Como líder no jogo feminino, o investimento da Canada Soccer no Programa da Seleção Nacional Feminina garantirá seu sucesso contínuo. Gostaria de agradecer aos jogadores, funcionários e à Canada Soccer pela oportunidade de representar uma grande nação e um programa que, com toda a minha confiança, retornará ao pódio em Tóquio 2021”, finalizou.
A seleção feminina do Canadá é uma das potencias da modalidade e participou de sete dos últimos 10 mundiais, além de ter conquistado bronze nas duas últimas olimpíadas.
NÚMEROS DE KENNETH HEINER-MOLLER NA CANWNT
36 jogos
21 vitórias
5 empates
10 derrotas
- eliminado nas oitavas da copa do mundo
- 2 vezes vice do campeonato da concacaf
- último jogo foi contra o brasil no dia 10 de março, empate em 2×2
Colaborou: Lucas Brito (Especialista do Território MLS em futebol canadense)