quinta-feira, março 28, 2024
InícioFIFACONCACAFCONCACAF anuncia mudanças na fórmula de competições para a Copa do Mundo...

CONCACAF anuncia mudanças na fórmula de competições para a Copa do Mundo do Catar

A CONCACAF, confederação que organiza o futebol na América do Norte e Central, anunciou nesta segunda-feira (27) alterações no calendário de competições. A nova divulgação trouxe alterações no calendário anunciado anteriormente, no dia 22

A nova fórmula de disputa foi definida em três fases. A primeira será disputada entre 35 Seleções vinculadas à CONCACAF. Na fase seguinte haverá um cruzamento entre as líderes de cada grupo. As vencedoras de cada um dos três confrontos da segunda fase, se classifica enfim, para o octogonal final, onde Estados Unidos, México, Jamaica, Costa Rica e Honduras já estão garantidos por serem os melhores colocados no ranking da FIFA. Daí, vão sair os classificados para o Mundial.

Primeira fase preliminar

Serão seis grupos com cinco Seleções cada. Os líderes de cada chave se classificam para a fase seguinte. As partidas serão disputadas em outubro e novembro em turno único. Cada Seleção vai fazer dois jogos em casa e dois fora.

As cabeças de chave dos grupos A ao grupo F, respectivamente são: El Salvador, Canadá, Curaçao, Panamá, Haiti e Trinidad e Tobago. 

Na tabela anterior divulgada pela Concacaf no dia 22, em vez de seis grupos com cinco seleções, a primeira fase teria três grupos com nove seleções em cada. Os líderes de cada chave enfrentariam posteriormente El Salvador, Canadá e Curaçao na fase seguinte.

Segunda fase preliminar

Com as alterações feitas pela CONCACAF na segunda fase, El Salvador, Canadá e Curaçao não figuram como cabeças desta chave. Eles foram realocados na fase de grupos e vão precisar buscar a classificação. 

Apenas os líderes de cada grupo vão se classificar para esta fase. Os confrontos serão disputados em partidas de ida e volta da seguinte maneira:

Líder Grupo A x Líder Grupo F

Líder Grupo B x Líder Grupo E

Líder Grupo C x Líder Grupo D 

As partidas estão marcadas para março de 2021. Os vencedores de cada chave se classificam, para o octogonal final.

Octogonal Final

Os três classificados da segunda-fase preliminar se juntam a  Estados Unidos, México, Jamaica, Costa Rica e Honduras, formando um total de oito equipes. Esta fase será de pontos corridos em dois turnos e também sem sede neutra. Os três primeiros colocados carimbam o passaporte para o Catar em 2022. O quarto colocado ainda tem a chance de jogar a vida na repescagem contra uma seleção de outro continente. O início da fase final das Eliminatórias da Concacaf será em junho de 2021.

Copa Ouro e Nations League

Junto ao anúncio da fórmula de disputa das Eliminatórias, a CONCACAF divulgou também as datas de disputada da Copa Ouro e da Nations League.

A Copa Ouro ficou marcada para para julho. Originalmente a competição continental aconteceria em junho, mas foi adiada por conta do início do octogonal final das Eliminatórias, com partidas marcadas para o mesmo mês.

Já as semifinais da Nations League foram remarcadas para março de 2021. Estados Unidos x Honduras e México x Costa Rica vão definir quem vai para a grande final do torneio. A edição seguinte da competição foi marcada para maio de 2022 e terá fim no mesmo ano, às vésperas da Copa do Mundo (novembro). 

Arte: Assessoria de Imprensa Concacaf

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf