InícioMajor League SoccerAtlanta United FCPresidente do Atlanta United comenta porque é o momento para mudar de...

Presidente do Atlanta United comenta porque é o momento para mudar de técnico

No dia 24 de julho, o Atlanta United comunicou que Frank de Boer não era mais técnico do time. No entanto, agora o clube detalhou o motivo da mudança do comandante da equipe. Os principais responsáveis pela tomada de decisão foram Darren Eales e Carlos Bocanegra, presidente e diretor do rubro-negro, respectivamente. Os dois estavam em Orlando para o MLS is Back e assistiram da primeira fila o Atlanta encarar sua terceira derrota seguida e ser mandado para casa.

Logo depois de chegarem a cidade de Atlanta, o clube decidiu despedir Frank. O anúncio de que o United e De Boer decidiram se separar foi após 18 meses de casamento. No sentido mais amplo, essa atitude pode ter sido uma surpresa, já que o time havia ganhado a Copa dos Campeões (Campeones Cup) e a US Open Cup em 2019. Contudo, pareceu claro para Earles e Bocanegra de que o clube estava pronto para mudanças.

VEJA TAMBÉM: De quem é a culpa pela má fase do Atlanta?

O ataque da equipe enfraqueceu muito sem Josef Martinez, que pareceu instável por um bom período de 2019 até que o atleta conseguiu engrenar em uma série de recordes marcantes. Entretanto, Darren falou várias vezes sobre querer que o time tivesse um futebol mais atraente, mas não era isso que vinha acontecendo. Os altos investimentos, como Pity Martínez e Ezequiel Barco, não tiveram impacto esperado na MLS, ainda que tenham tido seus bons momentos até aqui. Além disso, a atmosfera da equipe não era forte, de acordo com os dirigentes. 

Atlanta United na Copa dos Campeões de 2019 (Reprodução/ The Soccer Don

Nesta quinta-feira (30), Eales deu uma entrevista por teleconferência e disse que “Era sobre a direção da viagem”. Segundo Darren, “Estava claro na minha perspectiva, os sinais estavam lá, era hora de fazer uma mudança”, comentou o presidente do Atlanta. Além disso, ele ressaltou que desde o treinamento até a sensação no café da manhã, deu a ele uma visão de onde estava com o clube. “Isso mostra a você uma perspectiva diferente, e percebi que seria melhor nos separarmos”, acrescentou.

Conforme o presidente se aprofundava nos detalhes da mudança de Frank De Boer, ficou em evidência que o estilo de jogo era um ponto-chave. Em 2017, quando o Atlanta entrou na liga, Tata Martino liderou um ótimo ataque onde Josef Martinez e Miguel Almirón se tornaram astros. O mesmo ocorreu em 2018, onde a equipe foi campeã da Major Soccer League após vencer o Portland Timbers. Porém, Almirón foi para o Newcastle e Martino assumiu o comando da Seleção Mexicana.

Embora a clube tivesse conseguido títulos com De Boer, a equipe não teve mais a mesma intensidade que tinha sob o comando de Martino. “Queremos ganhar troféus, mas também queremos jogar de maneira que agrade”, disse Darren. “Queremos ganhar jogos e troféus em um estilo que é do Atlanta United. Quando você nos assiste, sabe que ficará empolgado. É um nível alto, mas é um nível que estabelecemos”, completou.

New York RB vs Atlanta United na MLS is Back (Reprodução/Jacob Gonzalez/ Atlanta United)

Outro motivo para a mudança foi o clima no vestiário. Em uma reportagem do The Athletic, o site retratou um grupo que não estava totalmente conectado com Frank De Boer desde o início. Isso chegou até o atacante Josef Martinez que, supostamente, teria deixado mais de uma vez o campo de treinamentos. Algo semelhante aconteceu com Leandro Gonzalez Pírez, que foi para Tijuana e retornou na MLS no Inter Miami. Pirez e outros criticaram publicamente o estilo de jogo no All-Star 2019.

Dessa forma, após a saída de Frank, quem assumiu interinamente o comando do Atlanta United foi Stephen Glass, que está mais focado em melhorar o clima com os atletas antes mesmo de fazer mudanças no estilo de jogo e na tática. “Minha mensagem de abertura para os jogadores foi meu desejo de unir o grupo novamente”, afirmou Glass. O novo técnico ainda ressaltou que, visto de fora, o grupo parecia desarticulado e que precisava de um pouco de orientação na maneira de como quer jogar.

De acordo com o Glass, o Atlanta tem grandes jogadores que são capazes de muito mais do que deram. “Para mim, o grupo precisava de gestão de pessoas um pouco diferente”, disse o técnico. “Sinto que é isso que trarei. É preciso dar liberdade a equipe”. Para Stephen, sua abordagem já está dando resultados após uma semana de trabalho. Ele afirma que assistiu um treinamento e que via uma alegria geral no rosto dos jogadores. “Eles querem trabalhar, querem melhorar como um grupo. Eu já vi isso”, completou.

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -