A NWSL Challenge Cup tem sua final definida! Com vitórias do Houston Dash e do Chicago Red Stars, as semifinais aconteceram na última quarta-feira (22) no Rio Tinto Stadium, em Sandy, Utah.
Houston Dash avança para sua primeira final com vitória em cima do tradicional Portland Thorns
Após eliminar o atual bicampeão da NWSL, o Portland Thorns viu sua campanha na Challenge Cup chegar ao fim na semifinal contra o Houston Dash. O time do Texas garantiu a vitória por 1×0 com um gol de sua capitã, a inglesa Rachel Daly.
Sem Lindsey Horan para compor o meio de campo, o Thorns teve suas melhores chances com Christine Sinclair e Simone Charley. Aos 41′, Menges lançou uma bola para Sinclair, que chutou por cima do travessão. Charley teve a oportunidade de marcar depois de um cruzamento de Ogle, aos 55′, mas viu a goleira Jane Campbell sair em seus pés e impedir o gol.
O único gol da partida veio com uma cobrança de escanteio de Mewis aos 69′. A canadense Schmidt cabeceou a bola no travessão e Daly aproveitou a sobra, marcando o gol da vitória. Daly se igualou a atacante do Courage Lynn Williams com três gols e é uma das artilheiras do torneio.
Terminando o jogo com 62% de posse de bola e apenas três finalizações no alvo, o Thorns não conseguiu reverter o resultado.
Tendo uma equipe que passou por diversas mudanças em seu elenco no começo do ano e sofreu com lesões durante a Challenge Cup, o Portland Thorns deixa o campeonato com um desempenho questionável. Embora tenha eliminado o favorito North Carolina Courage nas quartas de final, a equipe ficou em último lugar na primeira fase, o único time sem vitórias nos quatro primeiros jogos, sendo agora eliminado pelo Dash.
Já o Houston Dash, time que nunca teve uma participação nas playoffs da NWSL, está em sua primeira final. A equipe chega confiante, com uma campanha regular no torneio.
Chicago Red Stars garante sua segunda final consecutiva
Em uma noite movimentada e cheia de gols, o Chicago Red Stars venceu o Sky Blue por 3×2. Apesar de ter terminado com mais posse de bola (66%) e com mais chances criadas (11), o Sky Blue voltou pra casa sem o resultado esperado.
Aproveitando melhor suas oportunidades, o Chicago saiu na frente, logo aos 8′, com um gol de Bianca St. Georges, que se aproveitou de uma defesa desorganizada. Aos 11′, a bola caiu de graça nos pés da atacante Rachel Hill que não perdeu a oportunidade de fazer 2×0.
Eleita a melhor da partida, Savannah McCaskill fez o terceiro gol do Chicago aos 60′. Rachel Hill teve a oportunidade de marcar pela segunda vez aos 64′, mas a goleira Sheridan não permitiu.
Com um jogo que já parecia completamente perdido, o Sky Blue conseguiu diminuir a diferença com dois gols. Aos 72′, após uma cobrança de escanteio, a veterana Zerboni cabeceia a bola na marca do pênalti e Viens coloca no fundo da rede. Aos 77′, a lateral do Sky Blue Midge Purce deixa duas defensoras para trás e entra na grande área com total liberdade para cruzar. Ela decide por um passe rasteiro, que desvia na zagueira do Chicago Julie Ertz, sem defesa para Naeher.
Mesmo dominando o fim da partida, o Sky Blue não conseguiu criar outras chances para empatar e levar a decisão aos pênaltis.
Com esse resultado, o Chicago Red Stars garantiu a última vaga para a final da NWSL Challenge Cup. O time tentará, pela segunda vez, conquistar o título, depois de uma final frustrante contra o North Carolina Courage em 2019, na qual o time perdeu de 4×0.
A final da NWSL Challenge Cup entre Houston Dash e Chicago Red Stars está marcada para o próximo domingo (26) às 13h30 (horário de Brasília) no Rio Tinto Stadium. Os fãs de fora dos Estados Unidos e Canadá poderão acompanhar a partida através do Twitch oficial da liga.
NWSL Challenge Cup – Ficha técnica:
Houston Dash 1 x 0 Portland Thorns
Houston Dash:
Jane Cambpell; Allysha Chapman, Kathleen Naughton, Ally Prisock, Haley Hanson; Shea Groom, Sophie Schmidt, Brianna Visalli, Kristen Mewis, Nichelle Prince; Rachel Daly.
Portland Thorns:
Britt Eckerstrom; Meghan Klingenberg, Kelli Hubly, Emily Menges, Christen Westphal; Celeste Boureille, Angela Salem, Raquel Rodriguez; Morgan Weaver, Christine Sinclair, Simone Charley.
Gols: Rachel Daly – 69′ (Houston Dash)
Cartões Amarelos: Rachel Daly – 90′ (Houston Dash)
Chicago Red Stars 3 x 2 Sky Blue FC
Chicago Red Stars:
Alyssa Naeher; Zoey Goralski, Sarah Gorden, Julie Ertz, Bianca St. Georges; Savannah McCaskill, Vanessa Dibernardo, Danielle Colaprico; Katie Johnson, Rachel Hill, Kealia Watt.
Sky Blue FC:
Kailen Sheridan; Sabrina Flores, Estelle Johnson, Gina Lewandowski, Margaret Purce; McCall Zerboni, Sarah Woldmoe, Jennifer Cudjoe; Nahomi Kawasumi, Ifeona Onumonu, Paige Monaghan.
Gols: Bianca St. Georges – 8′ (Red Stars); Rachel Hill – 11′ (Red Stars); Savannah McCaskill – 60′ (Red Stars); Evelyne Viens – 72′ (Sky Blue); Julie Ertz – 77′ (Gol Contra – Sky Blue)
Cartões amarelos: Katie Johnson – 41′ (Red Stars); Ifeona Onumonu – 74′ (Sky Blue); Kealia Watt – 87′ (Red Stars).