quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasLiderado pelo brasileiro Rodrigo da Costa, FC Tulsa faz campanha histórica na...

Liderado pelo brasileiro Rodrigo da Costa, FC Tulsa faz campanha histórica na USL Championship

Rodrigo da Costa
(Foto: Assessoria de Imprensa/Rodrigo da Costa)

O FC Tulsa foi fundado em 18 de dezembro de 2013, sob o nome de Tulsa Roughnecks FC. Os irmãos Jeff e Dale Hubbard, donos do Tulsa Drillers, equipe de beisebol de uma liga menor, e o dono do OKC Energy FC (com uma menor percentagem), foram os responsáveis pela fundação do clube. Roughnecks foi uma homenagem a um antigo clube com esse nome na cidade de Tulsa, em Oklahoma. No escudo, também havia uma referência ao petróleo, porque a cidade é conhecida como a “capital do petróleo”. As cores do clube eram laranja e azul marinho.

Rodrigo da Costa FC Tulsa
(Foto: Assessoria de Imprensa/Rodrigo da Costa)

Em agosto de 2019, os irmãos JW, Ryan e Kyle Craft compraram o clube, tanto dos irmãos Hubbard, como do dono do Energy FC. E houve uma mudança drástica em tudo na franquia. Houve uma completa reformulação. O nome mudou para FC Tulsa. O escudo mudou completamente. As cores do clube também mudaram. E essa reformulação foi refletida na ótima campanha que a equipe está tendo na temporada 2020 da USL Championship.

O então Tulsa Roughnecks estreou na USL League One na temporada 2015 e terminou na sétima colocação na Conferência Oeste, não se classificando para os playoffs. Em 2016, o Roughnecks teve campanha pior e terminou na 15ª colocação na Conferência Oeste.

No ano seguinte, o time de Tulsa disputou a USL Championship e chegou aos playoffs, mas foi eliminado nas quartas de final da Conferência Oeste. Em 2018, foi muito mal e terminou em 17º lugar na sua conferência. No ano passado, terminou em 16º lugar. Nesta temporada, a sua quarta vez na USL Championship, o FC Tulsa está invicto, com duas vitórias e quatro empates em seis jogos. Ocupa, no momento, a segunda colocação no Grupo D da USL Championship, com dez pontos ganhos, oito a menos que o líder San Antonio FC.

Rodrigo da Costa vs Energy
(Foto: Assessoria de Imprensa/Rodrigo da Costa)

Além do FC Tulsa, San Antonio FC, Tampa Bay Rowdies e Orange County SC também estão invictos entre os 35 times que disputam a competição. Além de tudo que mudou no FC Tulsa, a qualidade técnica da equipe melhorou muito. O meio-campista brasileiro Rodrigo da Costa é um dos remanescentes da equipe que se chamava Tulsa Roughnecks FC. Rodrigo chegou no clube em 2019. Ele foi revelado pelo Botafogo e antes de jogar no Tulsa, ele atuou pelo Florida Soccer Soldiers. Rodrigo da Costa tem 26 anos e nasceu no Rio de Janeiro.

O camisa 16 do FC Tulsa conseguiu se consolidar na equipe nesta temporada. Na temporada passada, ele marcou nove gols em 33 jogos da USL. Rodrigo da Costa ainda anotou 13 assistências. Ele entende a importância da atual fase vivida pela franquia: “Acredito que o investimento foi muito importante para o clube, não só na parte de fora, mas dentro de campo. Temos jogadores com mais experiência nessa liga esse ano e que estão acostumados a vencer, essa mentalidade é importante para uma equipe nova”.

Rodrigo da Costa Tulsa
(Foto: Assessoria de Imprensa/Rodrigo da Costa)

Um elenco mais encorpado trouxe também novos desafios para Rodrigo da Costa, que buscou se adaptar aos novos companheiros e exercer funções diferentes dentro da equipe. Nesta temporada, em seis jogos, ele marcou dois gols (um deles contra o OKC Energy FC, grande rival do FC Tulsa) e ressaltou seu papel na equipe de Tulsa: Não existe uma pressão para ser titular ou não por minha parte, esse ano já joguei em mais de uma função e acredito que o importante é o grupo estar jogando bem, isso que conta no final”.

Rodrigo da Costa Gol FC Tulsa 13072020
(Foto: Reprodução Twitter/FC Tulsa)

Apesar da competição ainda estar em seu início, o bom desempenho já anima a torcida do FC Tulsa. É inevitável a especulação sobre as condições que o FC Tulsa têm de brigar por um título, até então inédito. Antes de começar o campeonato, o FC Tulsa tinha só 4% de chances de terminar em primeiro lugar no Grupo D e 15% de se classificar para os playoffs, segundo o site FiveThirtyEight. Atualmente, o Tulsa tem 6% de chances de terminar em primeiro lugar e 40% de chances de se classificar para os playoffs.

Como uma das referências técnicas do elenco, Rodrigo entende que ainda é cedo para pensar nisso: “O primeiro passo é se classificar para o playoffs e, a partir dos playoffs, podemos pensar em outros objetivos maiores, um passinho de cada vez”.

O FC Tulsa enfrentará, neste sábado (22), às 22h00 (horário de Brasília), o líder do seu grupo e um dos grandes candidatos ao título da USL Championship, o San Antonio FC. O jogo será realizado no Toyota Field, no Texas, e será um grande desafio para o time de Oklahoma tentar diminuir essa diferença para o primeiro colocado. As duas equipes já se enfrentaram no dia 12 e houve empate em 0 a 0, no ONEOK Field. No histórico de confrontos, o FC Tulsa venceu o SAFC três vezes. Houve, ainda, três empates e seis vitórias do time do Texas. No ano passado, o FC Tulsa venceu o San Antonio FC por 4 a 3, no ONEOK Field. No Toyota Field, houve empate em 1 a 1. A equipe segue evoluindo, buscando coroar a reformulação com uma grande temporada e, quem sabe, um título histórico. Vejam abaixo a classificação atual do Grupo D:

ClassificacaoGrupoD

(Foto: Assessoria de Imprensa/Rodrigo da Costa)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf