InícioFIFAArbitragem erra e permite violação em regra de substituições na USL Championship

Arbitragem erra e permite violação em regra de substituições na USL Championship

No mês de maio, a FIFA oficializou a permissão para que os campeonatos de futebol implementassem mudanças temporárias nas regras de substituições em razão da pandemia do COVID-19. A International Board (IFAB) deu seu aval para que a regras fossem válida até dezembro deste ano. Não seriam obrigatórias. Caberiam a cada Liga ou Federação adotá-las ou não. A United Soccer League adotou tais regras que consistem na permissão que cada equipe faça cinco substituições durante o jogo (a regra antiga eram três substituições). A entidade máxima do futebol implantou essa mudança na regra visando mitigar o impacto da pandemia em relação às equipes, de forma a proteger o bem-estar dos jogadores e um controle maior do desgaste dos jogadores.

Porém, além do aumento do número de substituições, também foi implementado nessas regras de substituições o critério de que só poderiam haver três “janelas” de substituições (apenas em três momentos da partida as substituições poderiam ser feitas). Essa medida foi adotada para evitar que as substituições extras tenham um impacto no tempo de bola rolando ou sejam usadas pra fazer “cera”. Dessa forma, obrigatoriamente, seriam necessárias substituições duplas em pelo menos duas janelas.

22082020SAFC2x0FCTulsa
(Foto: Reprodução Twitter/San Antonio FC)

Na segunda-feira (24), no site da USL Championship, tanto a Liga como a Professional Referee Organization – PRO (organização responsável pelos árbitros nos Estados Unidos em ligas profissionais como MLS, USL e NWSL) se pronunciaram a respeito do erro cometido pela arbitragem no jogo do sábado (22) entre San Antonio FC e FC Tulsa. A equipe do SAFC fez quatro alterações (dentro do número permitido), mas o problema é que as substituições foram feitas em quatro “janelas”, ou seja em quatro momentos distintos, o que viola a nova regra temporária. Houve substituições ao 57′, 71′, 80′ e 90’+2′ (nos acréscimos do segundo tempo).

O árbitro da partida supracitada foi Luis Guardia, auxiliado por Kaitlyn Trowbridge e Francisco Bermudez. Estefania Estrada foi a quarta árbitra. A PRO afirmou que está ciente do erro cometido e que isto será resolvido internamente. A United Soccer League se pronunciou também e afirmou que anulações de jogos e repetições dos mesmos só ocorrem no caso de violação do número de substituições, o que não foi o caso. Após consulta ao PRO e ao IFAB, o resultado da partida foi mantido, San Antonio FC 2×0 FC Tulsa. Pronunciamento da PRO e da USL no site oficial da Liga: https://www.uslchampionship.com/news_article/show/1119175

(Foto: Reprodução Site/USL)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -