Nesta terça-feira (18), Toronto FC e Vancouver Whitecaps retornaram a campo para suas primeiras partidas desta nova fase da temporada regular da Major League Soccer, seguindo o novo calendário que a competição divulgou, já que a liga havia sido interrompida por conta da pandemia do Coronavírus. No BMO Field, a equipe mandante venceu por 3 a 0, com show de golaços, com Piatti marcando duas vezes, além de DeLeon fazendo uma vez, num placar clássico do futebol. A descrição de tudo que aconteceu no jogo, você confere a seguir.
A partida foi transmitida pela Rádio Território MLS, ao vivo, no Youtube. Para acompanhar outros conteúdos e transmissões, clique AQUI.
O JOGO
Nos primeiros 45 minutos, a equipe do Toronto FC, comandada por Greg Vanney, foi extremamente superior, atingindo 77% de posse de bola, nove chutes ao todo, quatro direto ao gol, além de duas finalizações dentro da área, com mais de 300 passes trocados. A tática do time vermelho para gerar tal superioridade foi de atrair as linhas de marcação dos Whitecaps, que veio com um 4-4-2 de formação base, ou seja, as duas últimas linhas, com os dois atacantes e os quatro meio-campistas, subiam pra fazer a pressão no Toronto.
Com muita qualidade no toque de bola, o time vermelho saía facilmente desta marcação e tinham somente a última linha de defesa para bater de frente com jogadores como Pozuelo, Osório, Piatti e Altidore, que aproveitavam o espaço para progredir em velocidade e criar espaços. Além disso, o Toronto marcou com pressão alta também, só que com sucesso na roubada de bola no setor ofensivo. E, desta forma, fez a vantagem de 1 a 0 no primeiro tempo, em um gol de raríssima felicidade de Pablo Piatti, camisa 7, que, com a canhota, mandou um petardo no canto esquerdo superior do goleiro Hasal, do Vancouver, que, nem após o gol sofrido, conseguiu reagir e sofreu recorrentemente com o esquema do Toronto.
Na segunda etapa, o Vancouver Whitecaps até teve algumas boas chances para assustar no começo, mas logo o time vermelho engoliu novamente o adversário e conseguiu se impor ainda mais, marcando mais dois belos gols, ambos originados em grandes jogadas coletivas pelo lado esquerdo. O primeiro veio aos 55′, com Pablo Piatti, à lá um centro-avante, marcando na pequena área. Depois, aos 83′, Nick DeLeon, recebendo uma belíssima assistência do espanhol Pozuelo, que deu passe de calcanhar, conseguiu guardar o último gol para o Toronto FC, que confirmou os três pontos administrando o resultado nos minutos finais da partida.
As duas equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira (21), às 21h00 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
TORONTO FC – 3
Westberg; Auro, Gonzáles, Mavinga e Laryea (Morrow); Bradley, Delgado (DeLeon), Pozuelo (Fraser) e Piatti (Endoh); Osório e Altidore (Mullins).
TEC: Greg Vanney
VANCOUVER WHITECAPS – 0
Hasal; Nerwinski, Vaselinovic, Rose e Adnam; Owusu, Teibert (Metcalfe), Dájome (Milinkovic) e Gutiérrez (Theo Bair); Reyna (Raposo) e Cavallini (Ricketts).
TEC: Marc dos Santos
Gols: Piatti 2x (TFC), DeLeon (TFC)
Cartões Amarelos: Cavallini (VWFC), Teibert (VWFC) e Auro (TFC)
MELHORES MOMENTOS
(Foto: Reprodução Twitter/Major League Soccer)