Nessa terça-feira (11), acontecerá a final do MLS is Back Tournament. O último duelo do torneio será entre Portland Timbers e o Orlando City, que pode levar um título inédito para casa. Contudo, no mesmo dia, outra coisa entrará para a história da liga, já que, pela primeira vez, uma mulher fará parte do trio de arbitragem da final de um campeonato realizado pela Major League Soccer. Kathryn Nesbitt será árbitra assistente, juntamente com Kyle Atkins. Ismail Elfath será o árbitro principal da partida.
Kathryn trabalha na MLS desde 2015, mas em 2013 ela já tinha atuado na NWSL, na partida entre o FC Kansas City e Portland Thorns. Em 2018, ela ficou como assistente reserva na MLS Cup. No entanto, seu talento a levou para muito mais longe do que as ligas da América do Norte. Em 2016, Nesbitt entrou para o quadro da FIFA e, desde então, esteve na FIFA U17 Women’s World Cup, 2016,e também na Women’s World Cup da França, em 2019. Além disso, esteve na Concacaf Women’s Olympic Qualifiers 2020.
Durante todo o MLS is Back, Kathryn não só atuou como árbitra assistente, mas também como assistente de VAR. Na final, ela estará arbitrando em seu segundo jogo dos Timbers na temporada, já que no confronto do Portland contra o New York City, pelas quartas de final, ela esteve na cabine do VAR. Porém, será na terça-feira que Nesbitt irá deixar seu nome escrito na história da Major League Soccer e isso é uma porta de entrada para que outras mulheres possam conseguir tal feito futuramente.
(Foto: Reprodução Twitter/U.S. Soccer Referee)