Estados Unidos e Canadá foram sorteados no mesmo grupo para a CONCACAF Gold Cup 2021, em sorteio que aconteceu em Miami e foi o primeiro da história para a competição, que tem apenas três campeões: México (8), Estados Unidos (6) e Canadá (1).
Esse confronto dará continuidade a rivalidade “criada” na Concacaf Nations League do ano passado, quando o Canadá teve uma vitória convincente em Toronto por 2 x 0 e os Estados Unidos responderam com um 4 x 1 em Orlando. Na ocasião, ambas as seleções estavam no grupo A e os EUA lideraram o grupo no saldo de gols.
A expectativa para o confronto é grande, e ambos os técnicos esperam jogos equilibrados. Greg Berhalter, técnico dos Estados Unidos, declarou: “Eles (a seleção do Canadá) tem talento e é uma questão de colocar isso junto e competir como um time”. O técnico canadense, John Herdman, tambem comentou o duelo: “Este será um grande jogo e os jogadores, com certeza, vão circular isso (o jogo) no calendário da Gold Cup”.
Confronto direto
Dominante no confronto direto (15v/9e/11d) e considerada favorita até então, a seleção americana não perdia para os canadenses desde 1985, até o já citado 2 a 0 em Toronto.
Canadá
Do lado canadense, o campeão da Champions League pelo Bayern de Munique, Alphonso Davies, é o principal destaque, além de ter feito o primeiro gol na vitória que quebrou o jejum.
Jonathan David (Lille) e Lucas Cavallini (Whitecaps), autor do segundo gol em outubro, também devem ser mencionados.
“Nós temos que nos preparar e priorizar as qualificatórias da Copa do Mundo, mas nossos jogadores vão estar atentos ao jogo da Gold Cup (contra os Estados Unidos) porque nossa rivalidade realmente acendeu durante a Concacaf Nations League em Toronto,” declarou Herdman.
Estados Unidos
Os americanos têm como principais destaques Christian Pulisic (Chelsea), Weston McKennie (Juventus) e Giovanni Reyna (Borussia Dortmund).
“Eles chutaram nossas bundas em Toronto e nós os vencemos muito bem em Orlando. E nós estamos ansiosos por enfrentá-los na Gold Cup porque sabemos que será um jogo competitivo” disse Berhalter.
Ambas as seleções se classificaram pelo grupo A da Nations League, com os Estados Unidos em primeiro e Canadá em segundo. A seleção americana é atualmente a 23ª no ranking da FIFA enquanto os canadenses figuram em 73.
(Capa: Reprodução Twitter/Canada Soccer)