Nesta quarta-feira (23), a Major League Soccer passou realmente por uma maratona. Foram 13 jogos, envolvendo Conferências Leste e Oeste, com todas as 26 equipes da liga atuando. Neste cenário, algumas surpresas e marcas alcançadas chamaram atenção, como a vitória e reabilitação do Atlanta United no campeonato ou a estrondosa atuação do Chicago Fire contra o Houston Dynamo, além de mais uma vitória do Columbus Crew na temporada regular e com marca histórica sendo alcançada pela equipe de Ohio.
No jogo que abriu a noite, o New England Revolution superou o Montreal Impact, de Thierry Henry, e conquistou importante vitória na briga pelos playoffs. Mais tarde, o Orlando City visitou o Sporting Kansas City e trouxe uma importante vitória na bagagem.
Precisando se recuperar, o Atlanta United recebeu o FC Dallas. A equipe da Geórgia vinha de seis jogos sem vitória, com quatro derrotas e dois empates e jogava contra um adversário fortíssimo que vinha de duas vitórias seguidas e ocupando a terceira colocação da Conferência Oeste. Todavia, o retrospecto não entrou em campo e a equipe comandada por Stephen Glass venceu o time de Luchi Gonzáles por 1 a 0, com gol de Lawrentowicz, de pênalti, aos 10′ minutos do segundo tempo, em partida com mais chutes ao gol, mais presença no campo ofensivo e mais intensidade por parte do time mandante no Mercedes-Benz Stadium.
Outro jogo que surpreendeu foi o embate entre Chicago Fire, que recebeu o Houston Dynamo, duas equipes que vinham também em momentos distintos. O time mandante tinha uma sequência de cinco partidas sem vencer, com três derrotas incluídas, contra o time texano que vinha demonstrando um bom futebol, sempre marcando vários gols. Mas os comandados de Tab Ramos foram engolidos ferozmente pelos de Raphael Wicky, afinal o Fire não tomou conhecimento e fez sonoros 4 a 0, com gols de Robert Berić aos 15′, Fabian Herbers aos 23′, Álvaro Medrán aos 40′ e CJ Sapong aos 89′, em uma atuação com mais posse de bola, mais chutes ao gol (9 x 1) e mais intensidade de jogo.
Já em uma partida que o resultado não surpreendeu em nada, o Columbus Crew recebeu o Minnesota United, em casa, num confronto muito equilibrado entre líder da Conferência Leste e quarto colocado do Oeste, respectivamente. E cumprindo as expectativas, o jogo foi alternado com a dominância passando de mão em mão, com leve vantagem para os mandantes, que fizeram jus à posição melhor na tabela e venceram por 2 a 1, com gols de Zelarayán aos 31′, Pedro Santos aos 75′ para o Columbus e Robin Lod aos 88′ para o Minnesota. Por ter sofrido gol somente no final da partida, a equipe de Caleb Porter quebrou uma marca histórica na MLS, chegando a mais de 502 minutos sem ter sofrido tentos em uma campanha de início de temporada regular na liga.
É impossível também não destacar a vitória do New York Red Bulls pra cima do Inter Miami na Flórida. Os Bulls, que vinham em péssima forma, aplicaram um 4 a 1 de muito respeito e dominaram a partida. Em outro resultado elástico, mas pouco surpreendente, o Colorado Rapids goleou o San Jose Earthquakes pelo placar de 5 a 0, dias após os Quakes perderem por 6 a 1 para o Portland Timbers. Que fase!
E falando em Portland Timbers, o time venceu o clássico da Cascadia contra o Seattle Sounders pelo placar mínimo, 1 a 0. O gol foi marcado por Yimmi Chará, que se encontrou na temporada e vive grande momento. Jogando completo, os Sounders saíram atrás e não encontraram forças para superar a retranca de Giovanni Savarese.
(Capa:Reprodução Twitter/Portland Timbers)