O argentino Diego Valeri, do Portland Timbers, alcançou uma marca história na Major League Soccer e em sua carreira. O meia chegou à marca de 80 gols e 80 assistências na história da MLS. O feito foi atingido ontem (02), na derrota por 3 a 2 em partida contra o Los Angeles Galaxy. Valeri foi às redes em uma oportunidade, e chegou à 80 gols e 83 assistências na Major League Soccer.
Com o feito, Valeri se igualou a Landon Donovan e Jaime Moreno, os únicos que também atingiram essa marca de pelo menos 80 gols e 80 assistências atuando na MLS. O jogador vai, dessa forma, se consolidando cada vez mais entre os grandes nomes na história do Portland e da própria liga. Nos Timbers desde 2013, quando veio do Lanús/ARG, Valeri é desde então o principal jogador da franquia, que estreou na MLS em 2011, tendo se tornado inclusive capitão da equipe.
Durante esses sete anos no clube, Valeri foi campeão da MLS Cup em 2015, diante do Columbus Crew, e foi eleito MVP da Major League Soccer na temporada de 2017. Valeri ainda ajudou o Portland a chegar novamente na final da MLS Cup em 2018, mas perdeu a final pro Atlanta United, além de ter sido, já em 2020, campeão do MLS is Back. De maneira geral, Valeri é agora o 18° jogador que mais balançou as redes na MLS e o 11° em número de assistências distribuídas.
Apesar do gol histórico, a atuação de Valeri não foi suficiente pra evitar o revés diante do Los Angeles Galaxy. O jogador, que soma quatro gols e duas assistências nessa temporada regular, viu seu time ser derrotado pela segunda vez desde o retorno da Major League Soccer. A equipe já havia perdido em casa pro rival Seattle Sounders por 3 a 0, e empatado, também em casa contra o Real Salt Lake num jogo insano que terminou 4 a 4. Valeri e companhia voltam a campo domingo (06), às 23h, fora de casa novamente contra o Seattle Sounders.
(Foto: Reprodução Instagram/Portland Timbers)