No início da noite desta quinta-feira (24), a decisão da entidade máxima do futebol mundial suspendeu por tempo indeterminado a TTFA (Federação de Futebol de Trinidad e Tobago) de todas suas competições de maneira imediata. Com isso, a seleção caribenha corre risco de ficar de fora das eliminatórias para Copa do Mundo de 2022.
Tal suspensão se deu pela tentativa por parte da TTFA de impugnar a decisão da FIFA de nomear um comitê de normalização para comandar a federação do país após encontrar “vários atos de má gestão” em sua estrutura. A impugnação infringiu o artigo 59, parágrafo 2 do estatuto da FIFA que” proíbe expressamente o recurso aos tribunais a menos que esteja especificamente previsto no regulamento da entidade”.
Neste comunicado oficial explica-se que foram encontrados “tais atos de má gestão” e que em virtude, a FIFA precisou criar um comitê de normalização , que foi impugnado por dirigentes locais através de um juizado trinitário. Além disso, o documento ressalta o perigo que a impugnação poderia causar não apenas ao futebol de Trinidad e Tobago também como poderia abrir um precedente de ordem mundial, uma vez que estas causas são resolvidas através do TAS (Tribunal Arbitral Esportivo).
O comunicado é taxativo quanto a aplicação desta punição em seu trecho final quando afirma que “a suspensão já está valendo a partir de momento em que foi anunciada, até que a TTFA cumpra plenamente com suas obrigações enquanto membro da FIFA, incluindo o reconhecimento da legitimidade do comitê de normalização designado e a adequação de seus estatutos aos da FIFA”.
The Soca Warriors estão atualmente no grupo F da fase eliminatória anterior ao octagonal final das eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo do Catar, junto São Cristóvão e Nevis, Guiana, Porto Rico e Bahamas. Lembrando que só restam três vagas para a fase final, que já conta com Estados Unidos, México, Costa Rica, Honduras e Jamaica.
(Capa: Reprodução Facebook/TTFA)