Neste sábado (26), às 21h30 (horário de Brasília), o Houston Dash recebe o Orlando Pride pela primeira vez no ano para o jogo válido pela Fall Series, o novo campeonato da Nacional Women’s Soccer League (NWSL). A partida ocorre no BBVA Stadium, em Houston, no Taxas, casa do Dash, que volta a jogar lá pela primeira vez após um período de 369 dias.
Tanto o Dash quanto o Pride já tiveram suas partidas de estreia no novo campeonato, ambos contra o North Carolina Courage. Nesses embates, tivemos um empate em 0x0 na conta do Orlando Pride e uma derrota por 4×3 do Houston Dash. Quanto ao histórico de jogos entre os dois times, temos uma vantagem para o time de Houston, que venceu dois dos três jogos que ocorreram em 2019 entre as duas equipes.
Vale lembrar que durante a janela transferências que ocorreu antes do início da Fall Series, tanto o Orlando quanto o Houston perderam peças importantes. O Pride chegou a perder mais de dez jogadoras, incluindo a estrela Alex Morgan, que assinou um contrato de empréstimo de três meses com o Tottenham/ING, e teve que se reinventar com as peças que sobraram. Já o Dash não foi tão prejudicado quanto o Pride, mas ainda perdeu uma peça importantíssima do seu elenco: a atacante Rachel Daly, que foi emprestada ao West Ham, também da Inglaterra. Nesta semana, na quarta-feira (23), o Houston Dash informou através de nota que uma de suas jogadoras testou positivo para a COVID-19. O clube não informou o nome da jogadora, mas disse que a mesma foi afastada do elenco para ficar de quarentena. Além disso, o Houston Dash ainda não poderá contar com a defensora Allysha Chapman, que recebeu dois cartões amarelos na última partida do time e está suspensa.
Apesar de perder muitas peças, o Orlando Pride ainda conta com Marta e Sidney Leroux, dois grandes nomes que podem trazer perigo à defesa do Houston Dash. Já do lado laranja, temos a meia Kristie Mewis e a atacante Shea Groom, que foram duas das responsáveis pela conquista do título da Challenge Cup, minitorneio da NWSL que ocorreu de junho a julho de 2020 e teve o Dash como grande campeão. Há também a goleira Jane Campbell, que está em um momento excelente de sua carreira no clube e que vem da Challenge Cup até com defesas de pênaltis na conta.
Com o que foi mostrado nos jogos de estreia de ambos os times, caso consiga reconquistar o entrosamento mostrado no Challenge Cup, podemos esperar o Houston Dash atacando e pressionando muito o time de Orlando. Já o “roxinho”, que contou com a sorte e um melhor entrosamento, mostrou que detém uma defesa mais sólida que a das últimas temporadas do clube e que tem bastante potencial para criar jogadas ofensivas depois da volta da atacante Sidney Leroux. A expectativa é que assistiremos um jogo disputado, porém ainda há a possibilidade de haver um jogo morno, pela falta de encaixe em setores de ambas as equipes.
Todos os jogos da NWSL Fall Series são transmitidos na Twitch. Neste sábado (26), acontece também outras duas partidas: Chicago Red Stars vs Washington Spirit, às 14h (horário de Brasília) e Utah Royals vs OL Reign, às 16h30 (horário de Brasília).
A Rádio Território MLS irá transmitir a partida entre Houston Dash e Orlando Pride a partir das 21h15.
(Capa: Divulgação/Orlando Pride)