Jogadores “olímpicos” são destaque na atual temporada da MLS

Publicado:

Em março a seleção olímpica americana foi convocada e viajou para o México para a disputa da vaga para os jogos olímpicos de Toquio. Com a pandemia, as competições da foram canceladas e ainda não sabemos quando essa disputa vai ocorrer, mas a expectativa de classificação continua alta, especialmente com o desempenho dos jogadores selecionáveis na MLS.

Na atual temporada, a liga conta com 134 atletas norte-americanos elegíveis para a disputa da competição em Toquio, com metade deles tendo feito pelo menos uma partida esse ano pelos seus times. Mas o que chama mais a atenção é a participação desses jogadores no resultado dos jogos. Na semana 8 da MLS, por exemplo, 15 deles participaram de gols pelas suas equipes (aqui contam os gols e as assistências), como Cade Cowell, o mais jovem a marcar pelo Eartquakes, e Ricardo Pepi, o mais jovem a fazer uma assistência pelo FC Dallas.

Ambos não constavam na lista de março, quando o torneio classificatório foi cancelado e cria-se a expectativa para saber quem pode surgir na nova lista, ainda com data a ser divulgada.

CONVOCADOS DE MARÇO

Dos jogadores convocados em março e que jogam na liga americana, apenas os goleiros não participaram de seus times na temporada 2020. Os demais jogaram pelo menos metade dos jogos da temporada regular. São 11 gols marcados e 9 assistências, o que faz esses jogadores responsáveis por 7,5% dos 263 gols anotados até agora no torneio.

FC Dallas, Real Salt Lake e são os times que mais cederam jogadores naquela convocação, com três cada. Dos 20 convocados, cinco jogam no exterior.

A lista foi:

GOLEIROS (3): Matt Freese (Philadelphia Union; Wayne, Pa.), JT Marcinkowski (San Jose Earthquakes; Alamo, Calif.), David Ochoa (Real Salt Lake; Oxnard, Calif.)

DEFENSORES (6): Reggie Cannon (FC Dallas; Grapevine, Texas), Justen Glad (Real Salt Lake; Tucson, Ariz.), Chris Gloster (PSV Eindhoven/NED; Montclair, N.J.), Aaron Herrera (Real Salt Lake; Las Cruces, N.M.), Mark McKenzie (Philadelphia Union; Bear, Del.), Erik Palmer-Brown (Austria Wien/AUT; Lee’s Summit, Mo.)

MEIO-CAMPISTAS (6): Brenden Aaronson (Philadelphia Union; Medford, N.J.), Hassani Dotson (Minnesota United; Federal Way, Wash.), Richard Ledezma (PSV Eindhoven/NED; Phoenix, Ariz.), Djordje Mihailovic (Chicago Fire; Lemont, Ill.), Paxton Pomykal (FC Dallas; Highland Village, Texas), Jackson Yueill (San Jose Earthquakes; Bloomington, Minn.)

ATACANTES (5): Jeremy Ebobisse (; Bethesda, Md.), Jesús Ferreira (FC Dallas; McKinney, Texas), Jonathan Lewis (; Plantation, Fla.), Ulysses Llanez (Wolfsburg/GER; Lynwood, Calif.), Sebastian Saucedo (UNAM Pumas/MEX; Park City, Utah)

BONS PROSPECTOS

O técnico da seleção olímpica, Jason Kreis, estava confiante pela classificação em março, quando declarou que “(a seleção americana) deve se classificar todas as vezes” e enfatizou o trabalho feito em paralelo com a seleção principal, que a época abriu mão de jogadores que poderiam constar no time principal para focar na classificação.

Agora, com os jovens se destacando na MLS, outros nomes podem pintar nessa lista. Na temporada atual, os selecionáveis participaram de 111 dos 263 gols, totalizando 42% de participação. São 30 diferentes jogadores tendo feito pelo menos um gol ou assistência.

O principal goleador dessa lista é Ayo Akinola, que está na sua terceira temporada pelo Toronto e tem cinco gols na temporada, sendo o artilheiro do time. O jogador tem histórico nas seleções de base, tendo participado de todas da sub15 a sub20.

Em Orlando, o estreante Daryl Dike chamou a atenção com seus três gols e duas assistências nos três últimos jogos da equipe, tendo inclusive começado entre os titulares. Esse desempenho faz com que o jogador tenha participado de 1/3 dos gols da equipe e empolga a torcida. O jogador tem dupla nacionalidade (Americana e Nigeriana) e não atuou por seleções de base até aqui.

(Foto: Reprodução Twitter/Orlando City SC)

Entre os zagueiros, chama atenção Kyle Duncan, do . O zagueiro participou de todos os jogos do time na atual temporada e além da boa presença defensiva, ainda fez dois gols e duas assistências.

TOQUIO 2020

A CONCACAF ainda não definiu as novas datas do torneio classificatório, o que dá oportunidade para que novos nomes possam aparecer no torneio. A ultima participação dos Estados Unidos foi nos jogos da China em 2008.

Para participar de Toquio 2020 o jogador deve ter nascido a partir de 1 de janeiro de 1997 (a olimpíada permite a inscrição de até 3 jogadores mais velhos). A abertura dos jogos está marcado para 23 de julho de 2021.

(Foto: Reprodução Site/US Soccer)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes