No último sábado (19), o DC United enfrentou o Toronto FC em casa, em partida válida pela Semana 12 da Major League Soccer. O jogo terminou empatado em 2 a 2. Um dos destaques ficou por conta do jovem Griffin Yow, de apenas 17 anos, que saiu do banco para empatar a partida nos minutos finais.
O relógio marcava 87′, com o DC United perdendo por 2 a 1. Após cruzamento da esquerda, a zaga do Toronto afastou e a bola sobrou pra Yow, que finalizou de primeira, um chute sem-pulo pra trazer igualdade ao placar e dar números finais ao jogo.
Griffin Yow veio da academia do DC United, isto é, da base do clube. Ele foi promovido ao time profissional ainda no ano passado e foi cedido por empréstimo ao Loudoun United, time que funciona como uma espécie de time “B” do DC United, o qual disputa a USL Championship. Em 15 partidas disputadas pelo Loudoun, Yow marcou três gols. O jogador estreou oficialmente pelo clube diante do Montreal Impact, no MLS is Back, onde saiu do banco e atuou por alguns minutos. Na temporada regular MLS, sua estreia foi diante do FC Cincinnati, onde também só teve alguns minutos pra mostrar seu futebol.
O técnico Ben Olsen destacou a evolução de Yow: “Ele realmente cresceu esse ano, acredito que realmente esteja comprometido em se tornar um bom profissional”, disse Olsen. O treinador também aproveitou pra elogiar o jovem: “Ele tem várias qualidades interessantes, mas entre as melhores, acredito que esteja a de ‘farejar’ boas chances, parece prever onde a bola vai chegar, além de ter uma ótima visão de jogo”, completou.
Yow se mostrou muito satisfeito por ter marcado seu primeiro gol na MLS. “Eu sempre fui orientado a entrar na área. Mesmo que eu estivesse jogando um pouco mais recuado naquele momento, a orientação foi a mesma. Então quando vi a bola se aproximando, sabia que teria que finalizar”, disse o jogador . Yow também falou de como tem se desenvolvido como atleta: “Estou tentando jogar do jeito que sempre joguei, no mesmo estilo da seleção juvenil e de como jogava na academia. Quero poder jogar da maneira que me trouxe até aqui”.
Com passagens pela seleção Sub-17 dos EUA, Griffin Yow já soma cinco jogos essa temporada, sendo quatro na Major League Soccer e um no MLS Is Back. O DC United volta à campo nesta quarta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília), diante do Nashville, em casa. É mais uma oportunidade para Yow seguir mostrando seu potencial.
(Foto de destaque: Reprodução Instagram/DC United)