Nesta quarta-feira (30), o Portland Thorns recebe o OL Reign para o primeiro Cascadia, como é chamado o clássico onde os times de Seattle e Portland se enfrentam. A partida será válida pela Fall Series, novo campeonato da Nacional Women’s Soccer League (NWSL). O Portland quer manter sua sequência de vitórias na competição, depois de vencer o Utah Royals no sábado (20). O jogo acontecerá às 23h (horário de Brasília), no Providence Park, em Portland, no estado do Oregon.
Esta é a segunda vez em que as equipes se encontram para uma partida ao longo do ano de 2020; a primeira ocorreu ainda durante a NWSL Challenge Cup, mini torneio da NWSL que ocorreu de junho a julho. O jogo terminou empatado em 0x0. É a segunda partida de ambas as equipes na Fall Series, depois de estrearem contra o Utah Royals. Portland foi o primeiro, no domingo (20), o e venceu o Royals por um placar de 3×0. Já o OL Reign, empatou com a mesma equipe, no sábado (26), quando o jogo terminou em 2×2.
O Portland Thorns parece ter se ajeitado e se mostra muito melhor levando-se em consideração a campanha do time na Challenge Cup, onde das cinco partidas que disputou, teve dois empates, duas derrotas e apenas uma vitória (1×0). Apesar do bom resultado na última partida, o time ainda parece não estar 100% encaixado, o que pode se resolver nesta partida, com a volta da rookie Morgan Weaver. Quanto às baixas, o Portland ainda não pode contar com duas de suas três goleiras, Adrianna Franch e Bella Bixby, ambas se recuperando de cirurgia no joelho.
Já do lado do outro lado, o OL Reign mostra um time muito mais entrosado do que durante a Challenge Cup, onde jogou quatro partidas, empatou duas, perdeu uma e venceu uma. Agora, busca mais três pontos na nova competição. Em sua estreia, mostrou um meio de campo que cria bastante e foi o ponto crucial para empatar a partida contra o Utah Royals. A equipe quer a sua primeira vitória e com certeza vai usar bastante as bolas lançadas do meio de campo para tentar marcar contra o time de Portland. O Reign segue ainda com duas baixas, a meia Kelcie Hedge, que tem uma lesão no joelho direito, e a zagueira Julia Ashley. Também não conta com a atual melhor jogadora do mundo, Megan Rapinoe, que optou por não participar do torneio.
Para este jogo entre as duas equipes, podemos esperar um bom jogo. O Portland Thorns vem com força total e pelo o que vimos, jogar em casa fez diferença para a equipe. É muito provável que o Thorns tenha o controle do jogo e se mantenha pressionando o time visitante até conseguirem abrir o placar. A equipe conta com um ataque bem rápido e, após a entrada da Sophia Smith, virou um perigo para qualquer defesa. Contudo, o Reign pode contornar esta situação e se aproveitar muito de contra ataques com bolas enfiadas e lançamentos nas costas das zagueiras adversárias, o que pode trazer problemas para o Thorns, já que o time ainda não tem uma zaga totalmente alinhada, sendo um ponto fraco para ser explorado pelo time visitante.
A transmissão do jogo ocorrerá na Twitch, no canal oficial da NWSL. Os próximos confrontos ocorrem no sábado (3), quando o Sky Blue recebe o Washington Spirit em Nova Jersey, às 13h30 (horário de Brasília) e o Utah Royals recebe o Portland Thorns em Utah, às 23h.
(Capa: Reprodução/Twitter OL Reign)