A revista World Soccer Magazine publicou a edição 2020 com os 500 jogadores mais importantes do mundo. Segundo a publicação, “essa não é uma lista definitiva dos 500 melhores jogadores do mundo. Essas listas são subjetivas e podem excluir personalidades mais interessantes no lugar de profissionais mais elegantes”. A revista trata lista como jogadores que você deve conhecer, ou saber algo a respeito.
A MLS e a NWSL, juntas, têm 22 jogadores listados, representando sete países das américas. Além dos jogadores que atuam nas ligas norte-americanas, existem cinco norte-americanos listados pela publicação jogando em clubes da Europa.
Destaques
Entre os jogadores da MLS, a revista destaca o mexicano Carlos Vela, do Los Angeles FC. Já na WNSL, o destaque ficou com Megan Rapinoe, do OL Reign, citada como “uma das vozes mais influentes do esporte. Proeminente nos protestos do BLM (Black Lives Matter) e nas questões de igualdade para a seleção feminina”. Ambos aparecem na capa da edição.
Na 6ª posição entre as competições, a MLS continua sendo a liga das américas com mais jogadores representados, superando inclusive o Brasil, fato que já havia ocorrido na lista de 2018. A liga empata com Bélgica e Portugal, além de superar a Holanda, entre as ligas europeias.
Estados Unidos/Canadá
Dos 15 jogadores na MLS, seis nasceram nos Estados Unidos e cinco deles tem idade para fazer parte da delegação olímpica americana para Tóquio 2020.
Entre as mulheres, são quatro americanas e uma canadense das sete jogadoras listadas.
Brasil
Apenas Debinha, do North Carolina Courage, e Marta, do Orlando Pride, representam o Brasil na lista de jogadores das ligas norte-americanas na lista. Elas também são as únicas estrangeiras na lista da NWSL.
MLS
Onze dos 26 times da MLS estão representados na lista. Com dois jogadores, Atlanta United, FC Dallas e Seattle Sounders lideram. Los Angeles Galaxy, Los Angeles FC, Minnesota United, Orlando City, Philadelphia Union, Portland Timbers, Real Salt Lake e San Jose Earthquakes têm um jogador cada.
NWSL
North Carolina Courage é a única equipe da liga feminina com duas atletas. Chicago Red Stars, Washington Spirit, OL Reign, Portland Thorns e Orlando Pride, com uma atleta cada, representam a NWSL.
Norte-americanos na Europa
Além dos jogadores atuando na MLS, três estadunidenses e dois canadenses na lista atuam na Europa, com destaque para Alphonso Davies, campeão da Champions League, pelo Bayern de Munique/ALE. Ajax/HOL, Chelsea/ING, Borussia Dortmund/ALE e Gent/BEL são os outros times com norte-americanos.
(Foto de destaque: Reprodução Site/World Soccer Magazine)