O resumo da rodada 15 do Guard1anes 2020 chega com um classificado ás quartas, oito equipes garantidas ao menos na repescagem e todos os outros times com chances de classificação para os playoffs, que tem duas ou três jornadas para seguirem sonhando com o título do Apertura Mexicano.
Quem está cada vez mais perto desse sonho é o León, que venceu a sexta partida seguida e garante não apenas a vaga direta para as quartas-de-final também como a melhor campanha do torneio. A vítima dessa vez foi o Puebla, que mesmo jogando em casa não resistiu aos Panzas Verdese saiu derrotado por 2 a 1 com dois gols de Emanuel Gigliotti. Daniel Álvarez descontou para os franjeados, que estão fora da zona de repescagem e precisam se recuperar se ainda quiserem fazer parte da “grande festa”.
E por falar em recuperação, Chivas e Cruz Azul entraram na noite de sábado (24) buscando a reabilitação no jogo mais aguardado da rodada, que foi realizado no Estádio Akron, em Guadalajara. E apesar do momento ruim da equipe de Dante Siboldi, a lógica de 2020 se manteve neste confronto, tanto no resultado, como nos fatores que levaram a vitória de La Máquina Celeste por 2 a 0.
Apesar de um aparente equilíbrio no primeiro tempo, Jonathan Rodriguez, como sempre, abriu o placar aos 41 do primeiro tempo com uma cobrança da marca fatal. Já no segundo tempo, El Rebaño até tentou ensaiar uma reação, mas os erros de sempre custaram a equipe de Jalisco mais um revés, que foi concretizado novamente por “Cabecita”, já nos descontos. Já são 12 gols do Uruguaio, artilheiro do campeonato que deixa seu time muito próximo da fase final. Por outro lado, os Rojiblancos embora estejam garantidos na repescagem, seguem sem vencer nenhum dos primeiros colocados e com uma crise que parece não ter fim.
Crise essa que parece ter ido para bem longe do Necaxa, que depois de passar boa parte do Guard1anes 2020 nas últimas colocações, já sonha com a repescagem da Liguilla depois de vencer o Querétaro na condição de visitante e emplacar o terceiro triunfo seguido. O único gol da partida foi marcado poir Alejandro Zendejas, no último minuto da primeira etapa. Os comandados de José Guadalupe Cruz conseguiram controlar um jogo nervoso até o apito final e aparecem pela primeira vez entre os 12 primeiros colocados.
Enquanto isso, os Gallos Brancos perderam a partida, o treinador Alex Diego (demitido nesta segunda-feira 26) e também o rumo, pois encontram-se na penúltima posição com apenas 12 pontos.
Se de um lado outros se perdem, quem parece ter se encontrado é o Santos Laguna, que soma cinco jogos sem perder e confirma a boa fase ao bater o último colocado Atlético San Luis no Estádio Torreon por 2 a 1 em um duelo que se apresentou mais difícil que o previsto para os Laguneros, que abriram o placar com o ótimo Gael Sandoval aos 25′ da etapa inicial, porém sofreram o empate cinco minutos mais tarde através da cabeçada de Germán Berterame. Eis que o herói Berterame torna-se vilão ao cometer pênalti que foi convertido pelo artilheiro Julio Furch aos sete minutos do segundo tempo, dando números finais ao cotejo.
Dessa forma, a equipe da Comarca já assegura vaga entre os 12 primeiros embora tenha remotas chances de conseguir figurar entre os quatro que irão de maneira direta ás quartas da Liguilla. E apesar de mais uma derrota, Los Atleticos ainda sonham com a próxima fase, embora a realidade seja totalmente diferente.
Se tem uma equipe pode ter motivos para ambicionar grandes coisas é o Monterrey, que embala a terceira vitória consecutiva e assombra os primeiros colocados na reta final da fase de classificação. Sobrou para o Mazatlán, que mesmo em seu belíssimo Estádio Kraken, sucumbiu a um adversário que abriu o placar aos 2′ minutos de partida com Áviles Hurtado e amplicou ainda no primeiro tempo com Nico Sánchez, aos 40′. O matador Camilo Sanvezzo descontou para os locais e acrescentou o drama até o último minuto do confronto, que acabou mesmo com vitória dos Rayados por 2 a 1, que pulam para a 6° colocação, enquanto o time de Tomás Boy mesmo na 16° posição ainda almeja estar na fase final em sua primeira temporada.
OUTROS RESULTADOS DA RODADA 15 DA LIGA MX
CLASSIFICAÇÃO