Em meio a um contexto em que as discussões sociais se misturam com o esporte, o futebol ganha uma atenção especial, e se estamos longe de resolver o problema da desigualdade de gênero dentro e fora das quatro linhas, os Estados Unidos e suas ligas de futebol estão alguns passos a frente de outros países – apesar de longe do ideal.
Mais uma prova disso é o anúncio de uma parceria entre a Girls Academy (GA) e a Major League Soccer que de forma estratégica vão unir forças para o desenvolvimento do futebol juvenil da categoria, e tem tudo para ser mais um projeto de sucesso no futebol estadunidense.
O GA é a única plataforma nacional de futebol juvenil feminino no país, com sete conferências, 69 clubes e mais de 7.500 jogadoras de norte a sul. O anúncio vem poucas semanas após o lançamento da MLS NEXT , uma nova plataforma de desenvolvimento de jovens de elite que visa estabelecer um padrão para a melhoria do futebol na terra do tio SAM.
As pessoas que tocarão o projeto tem alguns de seus membros definidos, mas terá o time completo anunciado em breve.
“A MLS está comprometida em apoiar o futebol feminino e a Academia de Meninas por meio do compartilhamento mútuo de nossa experiência e visão. O futebol feminino é uma peça crucial para o crescimento do futebol na América do Norte e algo que a MLS está ansiosa para apoiar ”, disse Fred Lipka, Vice Presidente e Diretor técnico da MLS
As duas organizações estarão colaborando no desenvolvimento de jogadoras, com foco nas seguintes áreas:
- Estabelecer padrões da academia nos treinamentos, equipes e no desenvolvimento individual do jogador;
- Competições incluindo oportunidades em eventos de demonstração;
- Identificação de talentos em parceria com a USYS(United States Youth Soccer Association);
- Oportunidades aprimoradas de treinamento.
(Reprodução/Site: girlsacademyleague.com)
A GA também anunciou uma parceria com o US Youth Soccer, dando ao USYS sua primeira plataforma de clube feminino nacional de alto nível. Eles servirão como a casa da GA para a sanção da liga e registro de jogadores com a GA operando de forma autônoma como membro afiliado no topo da pirâmide de desenvolvimento das jovens da USYS.
O futebol feminino nos Estados Unidos já é referência a nível competitivo, qualidade de trabalho e incentivo desde. A oportunidade e trabalho que é feito com as crianças no país desde cedo é primoroso e reflete na qualidade de suas equipes, seleção nacional e em média de público. Não precisa de muito tempo para notar a grande qualidade de jogo que é oferecido aos espectadores e amantes do esporte, e depois deste anuncio a tendência é que tudo isso melhore ainda mais. E quem ganha com isso também somos nós.
(Capa: Reprodução/site oficial girlsacademyleague.com)