Do inferno ao céu. Foi assim a atuação do goleiro Ethan Horvarth na vitória emocionante do do Club Brugge/BEL sobre o Zenit na primeira rodada da fase de grupos da Champions League. O fim da partida após o gol de Ketelare aos 93 minutos levou o goleiro norte americano às lagrimas.
A carga emocional de Horvath ocorreu por conta de uma série de acontecimentos ao longo do duelo. Aos 73 minutos, dez após o Brugge abrir o placar com Bonaventure, um chute do zagueiro Lovren bate na trave antes de desviar nas costas de Horvath e morrer no fundo da rede. Um lance de acaso e azar para o arqueiro norte-americano, que por conta disso, teve um gol contra assinalado na súmula.
O que poderia significar uma queda de confiança, aparentemente virou força para o goleiro. Depois do empate, o Zenit foi para cima do Brugge e teve chance de marcar em duas oportunidades. Na primeira, foi corajoso ao defender um chute à queima-roupa do artilheiro do time russo, Artem Dzyuba aos 79 minutos e depois, aos 89, fez outra defesaça em chute de Wendell. Defesas essas que acabaram garantindo a vitória do Brugge fora de casa.
Não bastasse a montanha russa que foi a partida, o goleiro da Seleção dos Estados Unidos não entrava em campo fazia 13 meses e teve que se preparar às pressas, ao saber no domingo, que iria substituir o titular da posição e um dos grandes nomes da equipe, Simon Mignolet (ex-Liverpool/ING), que havia contraído Covid-19.
Depois de tantas emoções vividas no campo de jogo, Horvath falou sobre o trabalho duro que teve para estar pronto quando surgisse a oportunidade e também registrou agradecimentos aos familiares e companheiros de time.
“Acho que todos ficaram muito felizes por mim”, disse ele. “Todo mundo sabe que todo o trabalho duro que eu tive. Estou sempre lá para a equipe, se os caras quiserem fazer treinos-extra, ‘extra qualquer coisa’. Este é um esporte coletivo e eu quero que o time tenha sucesso, eu quero ter sucesso e ganhar a liga, ganhar troféus. “Minha família também fez um trabalho fantástico ao apenas me acalmar e garantir que me lembrasse de que este não é o meu primeiro jogo da Champions League, que já tinha jogado na Champions League e tinha mostrado sucesso e mostrado o meu potencial”.
Com Mignolet ainda fora de combate, Ethan Horvath deve ser titular na partida do próximo sábado (24) contra o Leuven, válido pela décima rodada do Campeonato Belga. O Clubbe Brugge é o líder da competição com 19 pontos conquistados.
O goleiro já atuou em quatro oportunidades pela seleção americana e deve ser convocado para a próxima Data FIFA quando os americanos pegam o País de Gales.
(Capa: Reprodução/Getty Images)