O cancelamento da entrega do Supporter’s Shield, troféu entregue ao campeão geral da temporada regular, deixou Greg Vanney, técnico do Toronto FC, furioso. Em entrevista no domingo (18), Vanney fez fortes críticas à decisão da fundação encarregada do troféu, que acontece desde 1998. “É um grande sinal de desrespeito aos jogadores”, afirmou o comandante.
“É uma decisão vergonhosa que deslegitima toda a ideia do troféu, em nossa opinião. Aqueles que tomaram a decisão são como crianças em um parque que pegam a bola quando o jogo não está indo bem para elas. É infantil e um símbolo de que eles não sabem como funcionam os esportes. “, disse o técnico.
O Toronto é atualmente a melhor equipe da Major League Soccer, com 38 pontos conquistados em 18 partidas disputadas. Caso o clube ficasse com o título, receberia o troféu pela segunda vez na história. Assim, o levando para o Canadá em duas oportunidades em um período de somente quatro anos, já que em 2017 o próprio Toronto teve a melhor campanha da MLS, quando consagrou-se campeão da liga estadunidense.
Além disso, a franquia entraria para o seleto grupo de times que receberam a Supporters’ Shield mais de uma vez, assim como LA Galaxy e DC United (quatro títulos), Columbus Crew e New York Red Bulls (três) e San Jose Earthquakes (dois). No total, sete equipes que conquistaram o Supporters’ Shield foram campeões da MLS na mesma temporada.
Segundo a declaração divulgada pela Supporters’ Shield Foundation no sábado (17), a decisão sobre o cancelamento da entrega do troféu aconteceu pelo fato da torcida não poder demonstrar a paixão ao lotar os estádios, o que vai contra a o espírito da fundação.
(Foto: Reprodução/ Twitter Toronto FC)