Na última segunda-feira (19), a Major League Soccer anunciou uma série de iniciativas que o Black Players for Change elaborou com a finalidade de aumentar a representação de atletas negros na na competição e combater o racismo. A parceria entre a liga e o BPC teve inicio no em 24 de setembro, em que foi estabelecido um investimento de 1 milhão de dólares até 2024.
Entre as iniciativas propostas está o comitê de diversidade, que será composto por membros do BPC, proprietários da MLS, técnicos, técnicos das categorias de base e ex-jogadores.
Ainda relacionado ao comitê de diversidade, estão outras iniciativas como engajamento cívico e mobilidade ascendente no futebol, que visa promover inclusão em setores administrativos da MLS, em equipes e, até mesmo, em outras organizações.
Segundo o vice-presidente da liga para engajamento de jogadores Jamil Northcutt, este é o “primeiro passo de um longo processo”. Northcutt ainda disse que isso representa parte de uma estrutura que mudará a forma a qual olhamos para a comunidade negra, mas não apenas com atletas e sim com pessoas na organização.
(Capa: Reprodução Instagram/Ike Opara)