A Major League Soccer foi reconhecida no Sports Business Awards de 2020 como a Liga Esportiva do Ano, honraria de maior prestígio na indústria esportiva norte americana!
A MLS, que já ganhou o prêmio em outras duas oportunidades (2008 e 2016), ficou à frente de grandes ligas esportivas da América do Norte. Entre elas, a Atlantic Coast Conference (ACC – College soccer), National Football League (NFL) e Women’s National Basketball Association (WNBA), que foram finalistas do prêmio.
A liga do soccer americano expandiu mais do que qualquer outra liga esportiva pelo mundo na última década e continua a crescer com cada vez mais espectadores consumindo a MLS. Tanto que já anunciou novas equipes de expansão, chegando a 30 clubes, ao passo que o valuation (valorização da franquia) dos clubes já existentes continua a crescer exponencialmente para altos recordes. Além disso, maiores investimentos foram feitos em contratações, tanto na base (homegrown) quanto estrelas internacionais, estádios próprios espetaculares e infraestrutura de treinamento de nível global. Outros prêmios também merecem destaque, são eles:
Lifetime Achievement Award
Este prêmio pode ser traduzido para algo como “Realizações e Contribuições para o Esporte”, onde o escolhido deste ano foi Larry Tanenbaum, presidente do Toronto FC que também comanda o aglomerado esportivo canadense MLSE. Larry recebeu o prêmio pelas inúmeras contribuições que realizou para esportes profissionais ao longo dos anos como o chefe de uma das maiores organizações esportivas do mundo, a Maple Leaf Sports & Entertainment (MLSE).
Para você ter ideia do tamanho do grupo, além do Toronto FC (MLS), a MLSE gerencia o Toronto Maple Leafs (NHL), Toronto Raptors (NBA) e o centro esportivo Air Canada. Larry e sua esposa, Judy, também já doaram milhões de dólares para vários programas sociais na comunidade de Toronto, no Canadá, ao longo dos anos.
Sports Executive of the Year
Prêmio oferecido para o Executivo esportivo do ano, que foi o presidente da ESPN Jimmy Pitaro. Jimmy e Don Garber, Comissário da MLS, foram dois dos finalistas ao lado de Roger Goodell (Comissário NFL), Scott Boras (Agente de Baseball) e Roger Penske (Penske Entertainment Corp.)
Sports Facility of the Year
O Allianz Field, casa do Minnesota United FC (MLS), estava entre os cinco candidatos ao prêmio de melhor estrutura esportiva, após inaugurarem na temporada de 2019.
Os outros quatro finalistas foram: os escolhidos do ano Chase Center (Golden State Warriors – NBA), Rocket Mortgage FieldHouse (Cleveland Cavaliers – NBA |Cleveland Monsters – AHL), o lendário TD Garden (Boston Celtics – NBA | Boston Bruins – NHL), e o Wrigley Field (Chicago Cubs – MLB).
Sports Team of the Year
Para a Equipe do Ano, foi escolhido o St. Louis Blues (NHL), que ficou à frente da Seleção Principal Feminina dos EUA, Minnesota Twins (MLB), San Francisco 49ers (NFL) e do Toronto Raptors (NBA).
O “Sports Business Awards“, é organizado pelo Sports Business Journal e pelo Sports Business Daily. Este ano a premiação foi feita virtualmente para as realizações durante o período de 1º de Março de 2019 a 28 de Fevereiro de 2020. Desde 2008, o prêmio é destaque na mídia e no mundo esportivo norte americano.
(Capa: Divulgação)