O clube com maior pontuação da temporada regular da Major League Soccer receberá a taça nomeada de Supporters’ Shield, em 2020. Após polêmica sobre a anulação do “torneio”, a fundação organizadora anunciou nesta sexta-feira (23) a entrega do troféu, que havia sido cancelada pela própria entidade no último sábado (17).
A informação envolvendo o retorno da concessão do troféu aconteceu através do post no Twitter oficial da Supporters Shield Foundation. Na declaração, a associação afirma ter revertido a decisão inicial após conversas com a Independent Supporters Council, uma espécie de defensora dos direitos dos torcedores. Além de ressaltar que a taça deve ser cedida ao campeão, “não importa o que aconteça”.
O cancelamento da Supporters Shield havia ocorrido, segundo a fundação encarregada da entrega do prêmio, pelo fato de o torcedor não ser capaz de demonstrar seu amor no estádio por conta da pandemia da Covid-19. Porém, na carta aberta divulgada nesta sexta-feira (23), a organização afirma que “mesmo com os desafios em 2020, os torcedores suportaram e mostraram o amor e a paixão por seus clubes”, o contrário do que havia sido dito anteriormente.
A invalidação da Supporters’ Shield gerou revolta em profissionais ligados as franquias da MLS como o meia do Philadelphia Union, Alejandro Bedoya e o técnico do Toronto FC, Greg Vanney. Coincidentemente, ambas as equipes defendidas por eles ainda estão na briga pela a conquista da melhor campanha da liga norte-americana na temporada regular.
“Não acho que se trate apenas da nossa equipe”, disse Vanney. “Acho que é sobre todos os jogadores da liga que competiram nesta temporada em bons e maus momentos e em situações difíceis. Quando você começa uma temporada, seu objetivo é sempre ganhar troféus e realmente há três deles lá fora: o campeonato nacional, a Supporters’ Shield e a MLS Cup”, completou o treinador.
Curiosamente, o Philadelphia recebe o Toronto neste sábado (24) em uma partida emocionante, que pode decidir o rumo do primeiro colocado geral da MLS.
(Foto: Reprodução/ Twitter MLS)