Para muitos, o “Sonho Americano” vem estereotipado com a clássica imagem de Nova Iorque como cenário principal. No mundo da bola, o mercado europeu é sempre a meta a ser alcançada, principalmente quando seu nome é especulado em um grupo ambicioso, de sucesso e com ligações com um dos principais clubes da atualidade, no caso o Manchester City/ING. Atualmente, então, para um jovem talento sul-americano nada melhor do que realizar o sonho profissional, e social, ao mesmo tempo, com New York City FC podendo ser a porta dessas realizações para o uruguaio Santiago Rodríguez, de apenas 20 anos de idade.
Nesta semana, alguns jornalistas noticiaram que o City Football Group contratou o meio-campista por US$5.0 milhões (dólares), com o destino do jovem podendo apontar para o clube da “Big Apple”, que é signatário do fundo bilionário. Porém, outros dizem que Rodríguez deve ingressar no Girona/ESP, clube do mesmo grupo, ou permanecer no Nacional/URU, seu atual time, por mais um curto período antes de chegar à MLS em 2021.
Através de tais especulações podemos observar a nova forma de pensar futebol que a MLS está seguindo já há alguns anos – e de forma brilhante: Sempre à procura de jovens talentos na América Latina que são referências em suas categorias. Isso, inclusive, é notável no perfil de Santiago, afinal, em 47 jogos pelo Nacional na primeira divisão marcou 10 gols, deu 15 assistências e foi um dos principais atletas da nacional celeste sub-23 no pré-olímpico de 2019 – mesmo tão jovem.
Muito veloz e habilidoso, com potencial para ser um dos melhores da geração, tende a evoluir ainda mais em uma liga que se encaixa perfeitamente com o seu futebol. E caso sua transferência para o NYCFC se concretize, os fãs do soccer terão mais um belo motivo para acompanhar as partidas do time azul.
(Capa: Reprodução/site oficial Nacional.uy)