O Seattle Sounders anunciou a inclusão de Tod e Tara Leiweke ao grupo de proprietários na última segunda-feira. Após décadas de uma divisão proprietária estável, em 2019 Joe Roth decidiu sair do clube e, dessa forma, foi substituído pelo Seattle Futbol Club LLC, formado por 11 famílias. É nesse grupo que Tod Leiweke e sua esposa entraram.
Apesar de informada na segunda-feira, segundo Adrian Hanauer, a operação foi realizada no início do ano, mas optou-se por adiar o anúncio em função da pandemia do COVID-19. Nesse interim, “embora essas questões certamente permaneçam, como clube, sentimos que era hora de compartilhar as novidades”, completou.
Seattle Futbol Club LLC
Anunciada em agosto de 2019, o Seattle Futbol Club LLC comprou parcialmente a saída de Joe Roth, acionista majoritário do Seattle Sounders até 2015.
Entre os nomes que constam da lista das famílias, destaca-se o casal Russel Wilson, quaterback do Seattle Seahawks e sua esposa Ciara, vencedora do Grammy em 2006.
Alguns executivos da Microsoft também fazem parte do grupo.
Tod Leiweke
Tod foi CEO do Sounders na temporada inicial da equipe na MLS em 2009 e ajudou a construir a história de sucesso da equipe. “Para mim, ter talvez o melhor executivo de esporte na América do Norte no nosso grupo de proprietários, observando e transmitindo sabedoria, é muito importante para nós” disse Adrian Hanauer. “Somos uma organização melhor com a família Leiweke do que éramos sem eles”.
“Eu penso em Adrian e no que ele realizou. Chegar aos playoffs todos os anos que eles estiveram aqui (na MLS) é simplesmente espetacular” disse Leiweke na segunda.
Atualmente, Leiweke é presidente e CEO do Seattle Kraken, franquia de expansão da NHL, que deve começar a jogar na temporada 2021-2022 na divisão pacífico. Além disso, é um dos proprietários da Seattle Hockey Partners, dona do Kraken.
Antes de ficar famoso em Seattle, Tod teve cargos executivos no Minnesota Wild e Vancouver Canucks na NHL. No golfe, atuou no The First Tee e PGA Tour. Além disso, teve passagem pelo Golden State Warrior na NBA.
Chegou ao Seahawks em 2003 e levou o time ao superbowl dois anos depois. Em 2010, contratou o técnico Pete Carroll (levou o time ao título em 2013). Nesse interim, assumiu também como presidente do Sounders.
Logo depois, em 2010, deixou Seattle para assumir como CEO e sócio minoritário do grupo proprietário do Tampa Bay Lightning (NHL). Depois, em 2015, deixou Tampa para assumiu o posto de COO na NFL, onde foi o primeiro desde 2003. Da mesma forma, deixou a NFL em 2018 para assumir o Kraken.
(Capa: Reprodução/Getty Images)