Jens Cajuste, volante do FC Midtjylland, está na mira de Greg Berhalter para fazer parte da seleção norte-americana. É o que afirma o jornalista Brian Sciaretta. Cajuste, sueco de 21 anos, ainda não tem jogos pela Seleção adulta e estaria disponível para uma dupla nacionalidade, já que seu pai tem cidadania americana.
Faz parte dos planos de Berhalter contar com o volante do FC Midtjylland nos treinamentos da próxima Data FIFA. Ainda não se sabe qual foi a resposta de Cajuste. Atualmente, é titular do time atual campeão dinamarquês e estará na disputa da próxima Uefa Champions League. Caso escolha pelos Estados Unidos, disputaria posição com Tyler Adams.
Todavia, não seria um processo fácil. Para confirmar a elegibilidade, a FIFA pede por quatro critérios: 1) o jogador tenha nascido no país, 2) os pais do jogador tenham nascido no país, 3) o jogador tenha avós nascidos no país, 4) o jogador tenha morado no país continuamente, por pelo menos dois anos. Cajuste não consegue cumprir nenhum desses critérios, uma vez que seu pai nasceu no Haiti e conseguiu a cidadania americana por naturalização.
Sendo assim, seria preciso que o jogador se transferisse para MLS e jogasse por dois anos, para cumprir o critério 4 na lista da FIFA e estar elegível para atuar pelos Estados Unidos. Além disso, também seria necessário que o jogador não atuasse pela Seleção adulta da Suécia – Cajuste já tem convocações no nível sub-23.
(Capa: Reprodução/Twitter)