Todo grande time começa com um grande goleiro. A maioria das pessoas que lidam e acompanham futebol já ouviram essa máxima. Para ser uma equipe competitiva, um dos pontos essenciais é ter um arqueiro qualificado e acima de tudo confiável. E é justamente o bom desempenho de seu Camisa 1 que faz com que o Nashville seja uma das gratas surpresas da Major League Soccer em 2020.
Na noite da última terça-feira (27), o time do Tennessee venceu o Montreal Impact por 1 a 0, fora de casa. Um dos motivos para o bom desempenho do Nasville passa pela solidez da sua defesa. Com 18 gols sofridos em 20 jogos disputados, é a terceira melhor defesa do torneio, junto com o Seattle Sounders. Apenas Philadelphia Union, que tomou 17 gols, e o Columbus Crew, que tem a melhor defesa da MLS com 16 gols tomados, foram menos vazados que o Nashville.
Muito dessa solidez defensiva passa por um sistema defensivo bem montado e sem dúvidas um dos grandes destaques da boa campanha do Nashville se chama Joe Willis. O goleiro ex-Houston Dynamo chegou esse ano para a franquia e tomou conta da posição. Após o jogo contra o Montreal, onde ficou mais uma vez sem sofrer gols, o arqueiro chegou ao seu nono clean sheet (jogo sem sofrer gols) na temporada.
Com boas defesas ao longo do jogo da temporada, Willis passou à frente de André Blake, goleiro do Philadelphia Union e tem um clean sheet a mais que o arqueiro do Union.
Dessa forma, Willis vai se consolidando como um dos grandes goleiros da temporada, ao lado de nomes como o próprio Blake, Frei, do Seattle Sounders e Tim Melia, do Sporting Kansas City.
E para além de um grande desempenho individual, Willis é, de forma incontestável, um dos grandes pilares desse time surpreendente do Nashville, que já na temporada de estreia faz uma campanha consistente, sem dar espetáculo, mas se mostrando um time bem organizado e competitivo.
As defesas de Willis sem dúvida são um dos trunfos do Nashville para buscar ir cada vez mais longe na temporada.
(Capa: Reprodução/Instagram Joe Willis)