O treinador do Seattle Sounders, Brian Schmetzer, destacou a cultura vencedora da equipe após a vitória por 3 a 1 diante do LAFC. Em entrevista ao final da partida, o comandante destacou não apenas os seus três principais jogadores, mas o time como um todo.
“Esse é um clube vencedor. Existem expectativas altas”, afirmou Schmetzer. “E essa força mental é o que nos permite a ganhar jogos difíceis como esse diante do LAFC”, finalizou. O treinador ainda afirmou que, mesmo com desfalques, o adversário precisa ser respeitado e sua equipe tem que jogar bem.
Certamente, passou pela cabeça de Schmetzer a preocupação em não ser mais um favorito eliminado, como aconteceu com Union, Toronto FC e Portland Timbers. O treinador já havia comentado também sobre como a experiência em jogos de playoffs podem fazer diferença nos momentos mais decisivos.
Construção da cultura vencedora
O histórico recente de Seattle nos playoffs é excelente. São três participações em finais de MLS nos últimos quatro anos. Ademais, a equipe está na pós-temporada pela décima segunda temporada consecutiva, um recorde na história da MLS.
São cinco participações em semifinais nos últimos oito anos, o que demonstra a consistência em chegar nas fases mais agudas da disputa pelo título da MLS. Apesar da renovação da equipe de tempos em tempos, Seattle sempre aparece como uma força na Conferência Oeste.
Schmetzer atribui a essa cultura vencedora, a responsabilidade para motivar jogadores – titulares ou não – a se portarem bem diante da partida. João Paulo, Svensson e O’Neill foram citados, mas Schmetzer usou como exemplo a boa partida de Alex Roldan, que não é titular absoluto na lateral direita.
“Hoje foi um jogo importante para o clube e Alex Roldan jogou bem e superou qualquer expectativa”, disse o treinador. O lateral direito, de 24 anos, fez sua estreia pelos playoffs após ser dispensado pela própria equipe, ao final da última temporada.
Roldan não decepcionou em campo, principalmente no setor defensivo. Foi o líder do Seattle ganhando cinco divididas e interceptando quatro bolas, além de roubar nove vezes a bola da posse do adversário. “Ele é um excelente jogador e que às vezes é colocado a sombra do seu irmão. Alex é muito bom jogador e capaz de atuar como lateral na MLS”, analisa.
Para o treinador, a sequência de vitórias (contra o San Jose no Decision Day e contra o LAFC) é importante para construir confiança, seguir na busca pelo título da temporada e continuar construindo essa cultura vencedora em Seattle.
(Capa: Reprodução/ Jane Gershovich Sounders FC Communications)