Em entrevista ao site da MLS, o General Manager do Nashville SC, Mike Jacobs, falou sobre o “favoritismo” do Inter Miami no “Expansion Derby” na rodada de Play-In do mata-mata, do sucesso do time e das estratégias e dificuldades em se montar um time na Major League Soccer.
Jacobs declarou que a MLS é a liga mais desafiadora do mundo para montagem de elenco, que nem sempre o dinheiro garante o sucesso e que prefere não ser o favorito.
Construção do time
“O objetivo é ter atingir o sucesso sustentável” declarou Jacobs. Crítico dos que dizem que para vencer na MLS você deve gastar tanto dinheiro quanto Atlanta ou LAFC, o GM relembra, sem citar nomes, que outros times gastaram tanto ou mais e não obtiveram sucesso nos seus anos de estreia.
Falando da construção da equipe, Mike exaltou o trabalho feito na contratação do zagueiro Walker Zimmerman, eleito o Defensor do Ano pela MLS, e completou: teria gasto o dobro.
O ex-assistente de Peter Vermes finalizou explicando que a franquia buscou não ter muitos jogadores com contratos superiores a um ano, para dar mobilidade ao plantel. Por não ter feito ainda jogos, não era possível identificar o DNA da equipe, a movimentação defensiva, como o ataque funcionaria.
Essas são as informações importantes para essa construção. A chegada de Jhonder Cadiz, que aconteceu na janela de transferência de verão, exemplifica essa estratégia. “Coesão ofensiva é a coisa mais difícil de construir. No último mês, fomos tão bons quanto qualquer um ofensivamente” finalizou.
Sucesso
Construido a partir de sua identidade defensiva e adicionando peças ofensivas que tiveram impacto positivo, a equipe terminou a temporada regular na sétima posição da conferência leste, perdendo a vaga direta para a rodada um dos playoffs para o New York Red Bulls no critério de desempates (9 vitórias do NYRB e 8 vitórias do Nashville).
“Nós continuamos a superar expectativas e eu penso que quando olhamos para o grupo que temos, o que mais empolga é que eles não apenas estão jogando bem no seu primeiro ano, mas ainda não usamos nossos três jogadores designados no jogo” disse Jacobs.
Esse sucesso não foi acaso. A equipe mostrou força no retorno da temporada, após não participar do MLS is Back em função dos casos de COVID-19.
“Expansion Derby”
Para o confronto contra o Inter Miami, chamado por torcedores e imprensa de “expansion derby”, pois envolve os dois times estreantes da MLS, a GM do Nashville disse gostar do fato de não ser considerado favorito apesar dos resultados. “Isso nos permite estar no ponto cego dos adversários quando jogamos contra eles” declarou.
Sobre os times, o Nashville conquistou uma vaga para o playoff antecipadamente, enquanto o Inter Miami precisou de uma combinação de resultados na última rodada para se classificar. Além disso, a equipe do Texas tem a terceira melhor defesa da MLS.
Rindo, o GM disse “Sim, eu gosto do fato de que, mesmo tendo o sucesso que tivemos nesta temporada, ainda somos como a irmã fraca de Miami”.
O Nashville SC entra em campo nesta sexta-feira, às 23h00 (horário de Brasília) contra o Inter Miami, no Nissan Stadium, com cobertura e transmissão do Território MLS em todas as redes sociais.
(Capa: Reprodução/ Site Nashville SC)