Todos os times preferem jogar em casa, principalmente jogos importantes como os playoffs da Major League Soccer. A barulhenta torcida do Seattle Sounders no CenturyLink Field, a motosserra do Portland Timbers no Providence Park e a fanática torcida do Sporting Kansas City no Children’s Mercy Park são apenas alguns exemplos de atmosferas encontradas na MLS para quem joga em casa.
Imagine ter que viajar por longas distâncias para disputar uma partida de playoffs fora de casa e ainda ter que encarar um clima hostil no estádio adversário. Esse é um fator que chama à atenção na MLS e faz os times sempre preferirem jogar em casa.
Os times sempre querem ficar entre as quatro primeiras colocações de suas conferências para ter a vantagem de disputar ao menos uma partida em seus domínios. Para se ter uma ideia do fator “casa”, na temporada 2019, as equipes visitantes venceram apenas quatro dos 13 jogos dos playoffs.
“A vantagem de jogar em casa é tudo”, disse o técnico do Sporting Kansas City, Peter Vermes.
A temporada de 2020 se desenrolou em circunstâncias muito diferentes, é claro. A maioria das partidas ocorreu em estádios vazios ou com pouca torcida por conta da pandemia da COVID-19, e continuará assim nos playoffs. Podemos imaginar que a quantidade menor de torcedores vai reduzir a vantagem do time mandante, mas não é bem assim.
Mesmo em estádios vazios ou com pouca torcida, o fator casa continuou sendo decisivo para as equipes mandantes nessa temporada. Isso mostra que a vantagem de se jogar em casa não está atrelada apenas a jogar perto do torcedor, mas também de evitar longas viagens, comidas diferentes, menos descanso e vestiários desconhecidos. Esses pequenos detalhes, ligeiramente, afetam os jogadores.
“Obviamente, você tem uma vantagem se jogar em casa porque não precisa voar, e como você sabe, voamos no mesmo dia, o que não é fácil”, disse o jogador Diego Valeri do Portland Timbers no mês passado.
Os playoffs estão chegando e certamente as equipes farão de tudo para garantir o primeiro jogo da pós-temporada em seus domínios.
(Capa: Reprodução/Twitter Timbers FC)