Mesmo sem entrar em campo nesta quarta-feira (4), o Philadelphia Union garantiu sua classificação para a edição de 2021 da Concacaf Champions League. Será a primeira vez que a equipe disputará a principal competição envolvendo os clubes da América do Norte e Caribe.
O direito à disputa veio através de uma combinação de resultados que favoreceram a equipe da Pennsylvania.
As vitórias do Orlando City e o Colorado Rapids diante de Columbus Crew e Portland Timbers, respectivamente, definiram que apenas o Toronto FC poderá evitar que o Supporter’s Shield vá para Chester.
Nesse caso, mesmo que o Union não conquiste o Shield, a equipe canadense não poderá se valer do simbólico título de melhor equipe da temporada regular da MLS para disputar a competição continental, já que, nenhuma franquia do país vizinho pode participar do torneio via MLS.
Uma vaga vai para o campeão da US Cup, que, por conta da Covid-19, não foi disputada em 2020 e ainda precisa encontrar uma forma de distribuição para os clubes dos Estados Unidos.
As outras duas ficam com o vencedor da MLS Cup e o Supporter’s Shield.
A quarta possibilidade de classificação para a Champions League, neste ano exclusivamente, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, ficou com o Portland Timbers, vencedor da MLS is Back, competição que marcou o retorno do futebol nos Estados Unidos, depois que a US Soccer Federation e a MLS decidiram .