O Portland Timbers é uma das equipes mais tradicionais na Major League Soccer, já tendo disputado duas finais de MLS Cup, com um título, além de sempre ter equipes competitivas, contando com o apoio de uma das torcidas mais fanáticas do mundo. Todavia, nem tudo são flores pelos lados da franquia de Oregon.
Em 2019, uma temporada após o vice-campeonato da liga, os Timbers mantiveram a base daquela equipe, com o técnico Giovanni Savaresse no comando, mas sem uma campanha sólida, conseguindo uma vaga para os playoffs apenas nas últimas rodadas da temporada regular e já sendo eliminados na primeira rodada do mata-mata, em derrota para o Real Salt Lake.
De acordo com jornal ”The Oregon Live”, o problema daquele time era a ”desconexão” que peças do elenco tinham entre si e que atrapalharam muito o desenvolvimento do trabalho técnico da equipe.
Em 2020, com reforços como os atacantes Felipe Mora e Jaroslaw Niezgoda, além de conversas de Savaresse com o elenco, o clima mudou e o ”copeiro” Portland Timbers retornou. Vencedor do ”MLS Is Back Tournament” e terceiro colocado da Conferências Oeste com 39 pontos, com 11 vitórias, 6 derrotas e empates, a equipe é uma das mais sólidas atualmente e tem como seu ponto forte justamente a disputa de jogos eliminatórios, que compõem basicamente a pós-temporada da MLS.
Nos playoffs, o Portland Timbers enfrentará o FC Dallas, no Providence Park, na segunda-feira (23), pelo primeiro round do mata-mata da liga, com cobertura completa do Território MLS.
(Capa: Reprodução/ Twitter Diego Valeri)