Aconteceu novamente! Na tarde desta sexta-feira (6), a USL, organizadora da segunda divisão dos Estados Unidos, anunciou que o Reno 1868 FC irá encerrar suas operações e não retorna em 2021.
Fundado em 2015, o Reno 1868, que tem esse nome para homenagear o ano de fundação da cidade de Reno, que fica no estado de Nevada, ingressou na USL Championship em 2017. Desde então, a franquia foi aos playoffs em todas as ocasiões. Na temporada de 2020, o Reno foi a melhor equipe da temporada regular, mas foi eliminada no mata-mata para o Phoenix Rising nos penaltis.
Desde sua fundação, o clube mantinha uma parceria estreita com o San Jose Earthqueakes. A parte administrativa do Reno era tocada por seus donos enquanto toda a parte de futebol ficava a cargo dos Quakes. Dessa forma surgiram bons jogadores, como o atacante Musovski, hoje no LAFC, o goleiro Marcinkowski, titular da franquia de San Jose, e o meia Luis Felipe, também parte do elenco principal do time da MLS.
O fim do clube liga um sinal de alerta que já vinha sendo dado desde que foi anunciada a criação de uma liga reserva da MLS para jogadores de até 23 anos: Clubes menores, mantidos pelos times da MLS, tendem a sumir do mapa. De olho na liga sub23, o Earthquakes optou por retirar seu investindo do Reno, fazendo com que o dono do clube optasse por não continuar.
Recentemente, Orlando City, Philadelphia Union e Portland Timbers retiraram suas equipes da USL e o Saint Louis FC também encerrou suas operações em 2020.
No começo da semana, o Reno 1868 FC negociou três jogadores promissores com o Minnesota United.
(Capa: Reprodução/Twitter Reno 1868 FC)