Na madrugada desta quinta-feira (5), o San Jose Earthquakes recebeu o LAFC em jogo atrasado, que deveria ter sido disputado no domingo (1). Precisando da vitória, os Quakes foram em busca dos gols, venceram por 3 a 2 e conquistaram a classificação aos playoffs, encerrando a disputa por vagas e eliminando Whitecaps e Galaxy.
Há poucos meses atrás, uma classificação ao mata-mata parecia improvável para franquia de San Jose, que era goleada semana após semana. A permanência do técnico Mathías Almeyda chegou a ser questionada, mas o treinador arrumou a casa, promoveu mudanças no time titular, e colocou sua equipe na pós-temporada pela primeira vez desde 2017.
O JOGO
Buscando se posicionar melhor na tabela, e já classificado, o LAFC foi quem conseguiu abrir o placar primeiro. Palácios cruzou da esquerda, Rossi não alcançou mas Blessing, voltando a jogar no ataque, apareceu para cutucar e abrir o placar.
O empate do Earthquakes veio minutos depois, aos 27′. Espinoza cobrou escanteio e Atuesta colocou contra o próprio patrimônio, 1 a 1 na Califórnia.
A virada do San Jose veio ainda no primeiro tempo. Espinoza trouxe a bola pela esquerda e cruzou para o interminável Wondolowski marcar seu gol de número 166 na história da MLS, sétimo na temporada.
No segundo tempo, aos 72′ minutos, Salinas cruzou para Espinoza, em grande noite, que dominou e bateu cruzado para vencer Vermeer. 3 a 1 San Jose.
A reação do LAFC veio tarde demais. Aos 93′, Vela cruzou e Diego Rossi apareceu para descontar, mas já era tarde. Final de jogo, San Jose Earthquakes 3 a 1.
Com todas as oito vagas já definidas no Oeste, as duas equipes entram em campo na última rodada para cumprir tabela. Os Quakes visitam o Seattle Sounders e o LAFC recebe o Portland Timbers. A bola rola às 20h30, horário de Brasília.
FICHA TÉCNICA
San Jose Earthquakes – 3
Marcinkowski; Lima, Jungwirth, Alanis e López; Judson, Yueill e Ríos (Luis Felipe); Espinoza (Marie), Fierro (Salinas) e Wondolowski (Cowell).
Téc: Mathias Almeyda
LAFC – 2
Vermeer; Blackmon (Harvey), Murillo, Segura e Palacios (Torres); Cifuentes, Atuesta e Ginella (Vela); Blessing, Rossi e Rodiguez (Duke).
Téc: Bob Bradley
Gols: Atuesta (contra), Wondolowski e Espinoza (SJ) / Blessing e Rossi (LAFC)
Cartões Amarelos: Ríos, Yueill (SJ) / Ginella e Murillo (LAFC)
Cartões Vermelhos: Yueill (SJ)
(Capa: Reprodução/Twitter SJ Earthquakes)